Noticias

Procon recolhe e descarta mais de meia tonelada de alimentos impróprios em frigoríficos

SITE_1391722696.49.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, realizou mais uma ação da Operação Lenita nesta quinta-feira (06/02), vistoriando em frigoríficos a validade e o modo de conservação dos alimentos lá estocados, além da qualidade da manutenção e da infraestrutura de cada estabelecimento. Foram fiscalizados frigoríficosno Rio de Janeiro, Niterói e em São Gonçalo. Os agentes recolheram e descartaram 252kg e 500g de alimentos fora do prazo e 280kg e 300g de alimentos sem a data de validade. Ao todo, os fiscais vistoriaram cinco frigoríficos e três deles acabaram sendo autuados e serão multados.

O caso mais grave desta vez foi o Frigorífico Rioja, no Mercado São Sebastião, Penha Circular. No estabelecimento, os fiscais encontraram 252kg e 500g de alimentos vencidos. Apenas de costela bovina foram apreendidos 174kg. Os agentes também recolheram 136kg e 500 de alimentos sem a especificação da data de validade. Os fiscais determinaram em um prazo de 30 dias a limpeza da área de estoque, a mudança dos palets de madeira (estrados) para produtos de plástico e a instalação de barreiras sanitárias.

“Nesta sexta-feira faz um ano que assumi a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor. Jamais imaginei que a situação do comércio e dos fornecedores do Rio, principalmente de alimentos, fosse tão deplorável”, disse a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.

No primeiro dia da operação, na terça-feira (04/02), a fiscalização autuou três estabelecimentos. Em um deles – Frigomar, localizado também no Mercado São Sebastião –, os agentes contabilizam duas toneladas, 821kg e 800g de alimentos vencidos, entre carnes, queijos, manteiga, champignon e tomate seco.

Não apresentaram irregularidades a Central Frigorífico de Niterói, no bairro Barreto em Niterói, e Top Frio, do Mercado São Sebastião, Penha Circular.

Balanço da Operação Lenita:

1 – Allaz Indústria Comércio e Distribuição (Rua Alcatifa/Campo Grande): 37kg e 800g de carne bovina, 88kg de linguiça suína e 18kg de linguiça de frango sem especificações e com aparência escura. Câmara frigorífica com rachaduras, ferrugens. Goteiras e buracos no chão. Dado o prazo de 30 dias para sanar os problemas da câmara.

2 – Frimar 101 Indústria e Comércio de Carnes (Travessa Carolina/Neves – São Gonçalo): A empresa fechou no final de dezembro. Pelas instalações verificou-se que as condições eram precárias. Se não estivesse fechada, certamente seria interditada.

3 – Frigorífico Rioja (Rua da Cevada/Mercado São Sebastião): 174kg de costela bovina, 33kg de pernil, 13kg de coxão mole, 10kg e 500g de acém, 20kg de moela e 2kg de galeto vencidos; 11kg de vagem, 5kg e 500g de hambúrguer, 14kg de peito de frango, 20kg e 500g de barriga suína, 3kg de frango, 37kg de filé de peito, 33kg de tulipa de asa, 11kg e 500g de fígado de frango, 1kg de moela de frango sem especificação. O estabelecimento não usa sanitizadores. Foi determinada a limpeza da área de estoque, a mudança dos palets de madeira para plástico e a instalação de barreiras sanitárias. O frigorífico recebeu o prazo de 30 dias para adequação.