Noticias

Prefeito do Rio teme que Centro do Rio pare após novas mudanças viárias

O prefeito Eduardo Paes disse durante coletiva nesta sexta-feira (14/02) que conta com a colaboração da população para evitar ao máximo ir de carro de passeio para o Centro do Rio, devido ao fechamento do mergulhão da Praça Quinze e as mudanças na Avenida Rio Branco, previstas para ocorrer a partir deste domingo (16/02). Ele afirmou ainda que teme que a região pare na segunda-feira (17/02).  “A Prefeitura conta com a colaboração da população para evitar ao máximo ir de carro de passeio para o Centro. Se na segunda feira tiver a mesma quantidade de veículos que temos hoje, o Centro do Rio vai parar”, ressaltou.

saiba mais

  • Elevado da Perimetral será fechado dia 25 de janeiro, confirma Paes
  • Avenida Rio Branco terá mão dupla e faixa exclusiva para transporte público

Para evitar o caos ns região, a Prefeitura informou que os trens, barcas e metrô vão aumentar a oferta de lugares para os passageiros. Além disso, panfletos estão sendo distribuidos pelo Centro para avisar sobre as mudanças viárias. A SuperVia vai oferecer cerca de 1 milhão e 600 mil lugares a mais nos trens, em 823 viagens. O Metrô Rio vai continuar estendendo o horário de pico, o que também amplia a oferta de lugares. Além disso, a concessionária vai ampliar a frota dos ônibus do serviço Metrô Na Superfície e vai dinamizar o atendimento nas estações.

A CCR Barcas pretende atuar com efetivo reforçado nas estações, seguirá com postos avançados do Estaleiro em todas as estações para ganhar eficiência e eficácia nos procedimentos de manutenção. Segundo eles, nas duas primeiras semanas sem o Elevado da Perimetral, o fluxo de passageiros aumentou em média 7,2% em todo o sistema de barcas.

Alternativas para motoristas
Os motoristas do Rio que não podem abrir mão do carro de passeio têm novos eixos de deslocamento no Centro a partir de domingo. Quem sai da Zona Sul em direção à Praça Mauá deve seguir pela Avenida Presidente Antônio Carlos e pela Rua Primeiro de Março. Os condutores que chegam ao Centro vindos da Zona Norte e da Região Metropolitana, em direção à Zona Sul, devem seguir pela Avenida Barão de Tefé (após sair da Via Binário), Rua Camerino, Avenida Passos e República do Paraguai. Para os motoristas que se deslocam pela Avenida Presidente Vargas em direção à Zona Sul, podem também seguir à direita, pela Praça da República.

Sem carros na Av. Rio Branco
A Avenida Rio Branco funcionará em mão dupla, com três faixas no sentido Aterro do Flamengo do Flamengo e duas no sentido Praça Mauá. Os veículos de passeio estão proibidos de circular entre as 5h e 21h nos dias úteis e entre 5h e 15h aos sábados. Aos domingos e feriados, a via está totalmente liberada para circulação de carros de passeio. A Prefeitura do Rio ressaltou também que o embarque o desembarque de táxis deve ocorrer nas vias transversais à Avenida Rio Branco.

As faixas laterais da via ficarão disponíveis para o tráfego de ônibus: duas no sentido Candelária e as outras duas no sentido Cinelândia. O acesso à Avenida Graça Aranha e adjacências poderá ser feito pela Avenida Passos, Rua Sete de Setembro, Rua Uruguaiana e Avenida Nilo Peçanha, que operará em mão dupla até a Avenida Graça Aranha.

Quem sai do Aeroporto Santos Dumont em direção à Zona Sul deve economizar tempo no trajeto. Um cruzamento e um semáforo na Avenida General Justo vão possibilitar a saída direta do aeroporto em direção ao Aterro do Flamengo.

Outras modificações
O alargamento do Trevo dos Estudantes, no Aterro, à Avenida Marechal Câmara; a implantação de nova agulha de saída da pista lateral da Avenida Presidente Vargas para acesso à Praça da Candelária e o alargamento da Rua Primeiro de Março, em frente à Candelária, devem facilitar a passagem dos ônibus.

Ônibus municipais e intermunicipais
Serão implementados novos pontos finais para ônibus municipais na Avenida General Justo e para ônibus intermunicipais na Avenida Presidente Vargas. De acordo com a Secretaria de Transportes, 168 linhas municipais sofrerão alterações nos itinerários. No caso dos ônibus intermunicipais, serão 60 linhas com novos trajetos a partir de segunda-feira. Equipes da Prefeitura e da Concessionária Porto Novo têm realizado o serviço de panfletagem para ajudar os usuários sobre a transferência dos pontos e linhas. A modificação completa nos itinerários está disponível na página da Prefeitura do Rio.

Para a orientação dos passageiros que estavam acostumados a embarcar no mergulhão da Praça Quinze, serão instalados painéis explicativos com informações sobre as alterações nas linhas e pontos de ônibus.

Táxis
Com a proibição de parada na Avenida Rio Branco, serão implementados sete novas áreas de embarque e desembarque de táxis no Centro. Elas ocorrerão ao longo das ruas da Assembléia, México, Buenos Aires e Gomes Freire e das avenidas Almirante Barroso, Graça Aranha, em pontos específicos.

Vans
Fica proibida a circulação de vans do Transporte Especial Complementar (TEC) nas seguintes vias: Avenida Rio Branco, Rua Camerino, Avenida Passos, Avenida República do Paraguai, Avenida Presidente Antônio Carlos e Rua Primeiro de Março.

Bicicletas 
Novas rotas cicloviárias funcionarão no Centro a partir desde fim de semana. A primeira, de 1,3 km, vai chegar ao Largo da Carioca passando pela Avenida Graça Aranha. A segunda, de 0,5 km, chegará à Cinelândia pela Avenida Beira Mar. Mas, quem preferir pedalar até a Praça Quinze, poderá usar a terceira opção de rota, com 1,2 km de extensão, cruzando pela Rua Santa Luzia. Os ciclistas têm cerca de 90 bicicletários públicos para deixar as bicicletas.

O Programa Bike Rio será expandido no Centro do Rio, que ganhará 12 estações. Elas serão na Rua Graça Aranha, Largo da Carioca, Avenida Nilo Peçanha, Avenida Almirante Barroso, Fórum, Marechal Câmara, Praça Rui Barbosa, Paço Imperial, ABL, Aeroporto Santos Dumont, Museu de Arte Moderna (MAM) e Praça Mauá.

Confira as modificações no trânsito e no itinerário dos ônibus:

A partir do dia 25 de janeiro
– Rua Uruguaiana, entre Rua Acre e Rua Buenos Aires (inversão de mão);
– Avenida República do Paraguai terá as duas pistas no sentido Lapa;
– Rua Teixeira de Freitas, no trecho compreendido entre Avenida República do Paraguai e Avenida Augusto Severo, ficará no sentido Beira-Mar;
– Rua do Passeio, entre as ruas Luiz de Vasconcelos e Teixeira de Freitas (mão invertida);
– Rua Mestre Valentim, trecho compreendido entre Rua Teixeira de Freitas e Rua Luiz de Vasconcelos (mão invertida);
– Avenida Marechal Floriano, trabalhará em regime de mão dupla em toda sua extensão.

A partir de 1º de fevereiro
Avenida Rio Branco, no trecho compreendido entre Avenida Presidente Vargas e Praça Mauá, ficará no sentido Praça Mauá.

A partir de 8 de fevereiro
Avenida Nilo Peçanha ficará em mão dupla entre a Uruguaiana e a Graça Aranha. Vias abertas para o tráfego de veículos de passeio: Rua Sete de setembro, entre a Avenida Passos e a Rua Uruguaiana; Rua Uruguaiana, entre a Rua Sete de Setembro e a Nilo Peçanha.

Outros eixos de circulação de transporte coletivo:
Na Avenida Rio Branco, entre a Avenida Presidente Vargas e Rua Visconde de Inhaúma (Sentido Praça XV): funcionará com todas as seis faixas exclusivas para ônibus.

Na Avenida Rio Branco, entre a Rua Visconde de Inhaúma e a Praça Mauá (Sentido Praça Mauá): Das seis faixas em funcionamento, as três da direita serão utilizadas para ônibus.

Avenida Presidente Antônio Carlos / Rua Primeiro de Março (até Avenida Presidente Vargas): Haverá manutenção do sistema BRS, com redução de duas faixas para uma.

Avenida Passos / Avenida República do Paraguai: Implantação de uma faixa exclusiva na Avenida Passos para ônibus no trecho entre Avenida Presidente Vargas e Praça Tiradentes.

Pista reversível na Presidente Vargas
A partir do dia 10 de fevereiro, a reversível montada todos os dias úteis na Avenida Presidente Vargas, das 6h às 11h, terá sua extensão reduzida, funcionando da descida do Viaduto dos Marinheiros, em frente ao prédio da Prefeitura, até a Estátua do Zumbi (altura da Rua do Santana).

Novos itinerários para ônibus
Foram criados novos pontos de paradas e itinerários de 250 linhas de ônibus municipais e 65 linhas intermunicipais. Confira as mudanças:

Linhas Municipais: mudanças a partir das 22h de sábado (25):

Linha 483 (Penha x Copacabana – circular):
De: Viaduto do Gasômetro, Alça de Descida junto à Rodoviária Novo Rio, Via Binário do Porto, Av. Venezuela, Rua Sousa e Silva, Av. Rodrigues Alves, alça de Acesso à Perimetral, Perimetral, Av. General Justo, Av. Infante Dom Henrique, Av. das Nações Unidas, túnel do Pasmado, Av. Lauro Sodré, túnel Engenheiro Coelho Cintra (túnel Novo), Av. Princesa Isabel, Praça Demétrio Ribeiro, Rua Barata Ribeiro, Av. Francisco Otaviano, Av. Pasteur, Av. Repórter Nestor Moreira, Av. das Nações Unidas, Av. Infante Dom Henrique, Av. General Justo, Perimetral, alça de descida junto à Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário Do Porto, Rua Professor Pereira Reis (pista direita), Av. Rodrigues Alves, Av. Rio de Janeiro.

Para: Av. Brasil, alça de acesso para a Av. Francisco Bicalho, Av. Francisco Bicalho, Rua Comandante Garcia Pires, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua da América, Av. Trinta e um de Março, Túnel Santa Barbara, Rua Pinheiro Machado, Viaduto Engenheiro Noronha, Rua Pinheiro Machado, Rua Muniz Barreto, Rua Visconde de Ouro Preto, Praia de Botafogo, Viaduto Pedro Alvares Cabral, Rua Clotilde Guimarães, Rua da Passagem, Rua General Góis Monteiro, Av. Lauro Sodré, túnel Engenheiro Coelho Cintra (túnel Novo), Av. Princesa Isabel, Praça Demétrio Ribeiro, Rua Barata Ribeiro, Av. Francisco Otaviano, Av. Pasteur, Viaduto Pedro Álvares Cabral, Praia de Botafogo (pista central), Viaduto Santiago Dantas, Rua Pinheiro Machado, Rua Erfurt, túnel Santa Barbara, Av. Trinta e um de Marco, Av. Presidente Vargas (pista lateral), Av. Francisco Bicalho (pista lateral), Av. Francisco Bicalho (pista central), Viaduto do Gasômetro e Av. Brasil.

Esta linha deixa de circular pelo Aterro do Flamengo e passa a utilizar o Túnel Santa Bárbara.

Linha 2101 (AIRJ x Aeroporto Santos Dumont – expresso):
De: Viaduto do Gasômetro, alça de descida junto à Rodoviária Novo Rio, Via Binário do Porto, Av. Venezuela, Rua Sousa e Silva, Av. Rodrigues Alves, alça de Acesso à Perimetral, Perimetral, Av. General Justo, trevo do Estudante, Praça Senador Salgado Filho (ponto terminal), Av. General Justo, Perimetral, alça de descida junto à Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Rua Professor Pereira Reis (pista direita), Av. Rodrigues Alves, Av. Rio de Janeiro.

Para: Viaduto do Gasômetro, alça de descida junto à Rodoviária Novo Rio, Via Binário do Porto, Av. Venezuela, Praça Mauá, Av. Rio Branco, Rua Mestre Valentim, Av. Luís de Vasconcelos, Rua Senador Dantas, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Graça Aranha, Av. Calógeras, Av. Beira Mar, trevo do Estudante, Praça Senador Salgado Filho (ponto terminal), trevo do Estudante, Av. Beira Mar, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Rua Professor Pereira Reis (pista Direita), Av. Rodrigues Alves e Av. Rio de Janeiro.

A partir deste domingo (26/01):

Linha 247 (Camarista Méier x Passeio – circular):
De: Av. Rio Branco, Rua Mestre Valentim, Rua Teixeira de Freitas (pista lateral – ponto regulador), Rua Teixeira de Freitas (pista lateral), Largo da Lapa, Av. Mem de Sá.

Para: Av. Rio Branco, Rua Mestre Valentim, Av. Luís de Vasconcelos (pista esquerda), Rua do Passeio, Av. Mem de Sá.
Esta linha permanece operando como circular no Centro, deixando de ter ponto regulador na lateral do Passeio Público.

Linha 010 (Fátima x Central – circular):
De: Rua do Riachuelo, Av. Mem de Sá, Rua Visconde de Maranguape, Largo da Lapa, Rua do Passeio, Rua Santa Luzia, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma.

Para: Rua do Riachuelo, Av. Mem de Sá, Rua Visconde de Maranguape, Largo da Lapa, Rua Teixeira de Freitas, Av. Beira Mar, Av. Presidente Antônio Carlos (pista central), acesso da pista lateral E/F Franklin Roosevelt, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma.

Linhas 238 (Água Santa x Praça XV – circular) e 362 (Honório Gurgel x Praça XV):
De: Rua do Riachuelo, Av. Mem de Sá, Rua Visconde de Maranguape, Largo da Lapa, Rua do Passeio, Rua Santa Luzia, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Marechal Aguinaldo Caiado de Castro.

Para: Rua do Riachuelo, Av. Mem de Sá, Rua Visconde de Maranguape, Largo da Lapa, Rua Teixeira de Freitas, Av. Beira Mar, Av. Presidente Antônio Carlos (pista central), Acesso para a pista lateral E/F Franklin Roosevelt, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Marechal Aguinaldo Caiado de Castro.

Linha 180 (Cosme Velho x Central – via Largo do Machado):
De: Av. Augusto Severo, Rua Teixeira de Freitas, Largo da Lapa, Rua do Passeio, Rua Santa Luzia, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde De Inhaúma.

Para: Av. Augusto Severo, Rua Mestre Valentim, Av. Luís de Vasconcelos, Rua Senador Dantas, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma.

Linha 342 (Jardim América x Castelo):
De: Av. Augusto Severo (ponto terminal), Av. Beira Mar, Av. Presidente Antônio Carlos (pista central), Av. Nilo Peçanha, Rua da Carioca, Praça Tiradentes.

Para: Av. Augusto Severo (ponto terminal), Rua Mestre Valentim, Av. Luís de Vasconcelos, Rua Senador Dantas, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos (pista central), Av. Nilo Peçanha, Rua da Carioca e Praça Tiradentes.

Linhas 372 (Pavuna x Passeio – rápido) e 373 (Pavuna x Passeio – circular):
De: Av. Augusto Severo (ponto terminal), Rua Teixeira de Freitas, Av. República do Paraguai, Rua da Carioca, Praça Tiradentes, Rua Visconde do Rio Branco, Praça da República, Av. Presidente Vargas (pista lateral).

Para: Av. Augusto Severo (ponto terminal), Rua Teixeira de Freitas, Largo da Lapa, Av. Mem de Sá, Rua do Lavradio, Rua do Senado, Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (pista lateral).

Linhas 375 (Ricardo de Albuquerque x Passeio) e 386 (Anchieta x Passeio):
De: Av. Augusto Severo (ponto terminal), Av. Beira Mar, Av. Presidente Antônio Carlos (pista central), Acesso para a pista lateral E/F Franklin Roosevelt , Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Marechal Aguinaldo Caiado de Castro, Av. Alfred Agache, Mergulhão da Praça 15, Av. Presidente Vargas (pista lateral).

Para: Av. Augusto Severo (ponto terminal), Rua Mestre Valentim, Av. Luís de Vasconcelos, Rua Senador Dantas, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Marechal Aguinaldo Caiado de Castro, Av. Alfred Agache, mergulhão da Praça 15, Av. Presidente Vargas (pista lateral).

Linhas 384 (Pavuna x Passeio) e 385 (Village Pavuna x Passeio):
De: Av. Augusto Severo (ponto terminal), Av. Beira Mar, Av. Presidente Antônio Carlos (pista central), acesso  para pista Lateral E/F Franklin Roosevelt, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma.

Para: Av. Augusto Severo (ponto terminal), Rua Mestre Valentim, Av. Luís de Vasconcelos, Rua Senador Dantas, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma.

Linhas 350 (Irajá x Passeio – circular) e 351 (Vaz Lobo x Passeio – circular):
De: Av. Augusto Severo (ponto terminal), Rua Teixeira de Freitas, Rua do Passeio, Rua Santa Luzia, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma.

Para: Av. Augusto Severo (ponto terminal), Rua Mestre Valentim, Av. Luís de Vasconcelos, Rua Senador Dantas, Rua Evaristo Da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma.

Linha 355 (Madureira x Praça Tiradentes):
De: Av. Passos, Praça Tiradentes, Av. República do Paraguai, Rua Visconde de Maranguape, Largo da Lapa, Av. Mem de Sá, Av. República do Paraguai (ponto terminal – próximo à Rua da Carioca), Rua da Carioca, Rua Visconde do Rio Branco.

Para: Av. Passos, Praça Tiradentes, Rua Visconde do Rio Branco.
Esta linha deixa de ter ponto terminal na Av. República do Paraguai, passando a operar como circular no Centro, sem ponto regulador.

Linha 360 (Carioca x Recreio dos Bandeirantes) e 382 (Carioca x Piabas):
De: Av. Infante Dom Henrique (aterro do Flamengo), trevo do Estudante, Av. Marechal Câmara, Av. Franklin Roosevelt, Av. Presidente Wilson, Rua Mestre Valentim, Rua Teixeira de Freitas, Av. Mem de Sá, Av. República do Paraguai (ponto terminal – próximo à Rua da Carioca), Rua da Carioca, Av. República do Paraguai, Rua Evaristo da Veiga, Av. Rio Branco, Av. Infante Dom Henrique (aterro do Flamengo).

Para: Av. Infante Dom Henrique (aterro do Flamengo), trevo do Estudante, Av. Marechal Câmara, Av. Franklin Roosevelt, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Marechal Aguinaldo Caiado de Castro, Av. General Justo (ponto regulador provisório), Av. Infante Dom Henrique (aterro do Flamengo).

Estas linhas deixam de ter pontos terminais na Av. República do Paraguai, passando a operar, provisoriamente, como circulares no Centro, com pontos reguladores na Av. General Justo.

Linha 361 (Carioca x Recreio dos Bandeirantes – via Linha Amarela):
De: Praça Mauá, Av. Rio Branco, Rua Mestre Valentim, Rua Teixeira de Freitas, Av. Mem de Sá, Av. República do Paraguai (ponto terminal – próximo à Rua da Carioca), Rua da Carioca, Av. República do Paraguai, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março.

Para: Praça Mauá, Av. Rio Branco, Rua Mestre Valentim, Av. Luís de Vasconcelos, Rua Senador Dantas, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Marechal Aguinaldo Caiado de Castro, Av. General Justo (ponto regulador provisório), Av. Marechal Câmara, Av. Franklin Roosevelt, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março.

Esta linha deixa de ter ponto terminal na Av. República do Paraguai, passando a operar, provisoriamente, como circular no Centro, com ponto regulador na Av. General Justo.

Linhas 158 (Gávea x Central) e 178 (São Conrado x Rodoviária – via Central):
De: Av. Augusto Severo, Rua Teixeira de Freitas, Largo da Lapa, Av. Mem de Sá, Av. República do Paraguai, Rua da Carioca, Praça Tiradentes, Rua Visconde do Rio Branco, Praça da República.
Para: Av. Augusto Severo, Rua Teixeira de Freitas, Largo da Lapa, Av. Mem de Sá, Rua do Lavradio, Rua do Senado, Rua Vinte de Abril, Praça da República.

Linhas 338 (Praça Mauá x Taquara – via Linha Amarela), 341 (Praça Mauá x Taquara) e 345 (Praça Mauá x Barra da Tijuca – via Furnas):
De: Av. Presidente Vargas, Praça Pio X, Retorno, Praça Pio X, Av. Presidente Vargas (pista Lateral), Rua Uruguaiana, Av. Marechal Floriano, Rua Visconde De Inhaúma (ponto Terminal), Av. Rio Branco, Av. Presidente Vargas (pista Central).

Para: Av. Presidente Vargas, Praça Pio X, Retorno, Praça Pio X, Av. Presidente Vargas (pista Central).

Estas linhas deixam de ter pontos terminais na Rua Visconde de Inhaúma, passando a operar, provisoriamente, como circulares no Centro, sem pontos reguladores.

Algumas linhas indicadas acima poderão sofrer novas alterações em suas características operacionais a partir do dia 8 de fevereiro, com o fechamento do Mergulhão da Praça XV e com a proibição de circulação de carros particulares na Avenida Rio Branco.

Linhas intermunicipais, a partir das 22h deste sábado (25):

Linha 110E (Passeio x São Gonçalo):
De: Viaduto do Gasômetro, alça de descida junto à Rodoviária Novo Rio, Via Binário Do Porto, Av. Venezuela, Rua Sousa e Silva, Av. Rodrigues Alves, alça de acesso à Perimetral, Perimetral, Av. General Justo, Av. Marechal Câmara, Av. Franklin Roosevelt, Av. Presidente Wilson, Rua Mestre Valentim, Rua Teixeira de Freitas, Rua do Passeio (ponto terminal), Rua Santa Luzia, Av. Graça Aranha, Av. Calógeras, Av. Beira Mar, trevo do Estudante, Av. General Justo, Perimetral, alça de descida junto à Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Rua Professor Pereira Reis (pista direita), Av. Rodrigues Alves, Av. Rio de Janeiro.

Para: Viaduto do Gasômetro, alça de descida junto à Rodoviária Novo Rio, Via Binário do Porto, Av. Venezuela, Av. Barão de Tefé, Rua Camerino, Av. Passos, Praça Tiradentes, Av. República do Paraguai, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos (pista central), Terminal Menezes Cortes (ponto terminal), Av. Graça Aranha, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Av. Professor Pereira Reis (pista direita) e Av. Rodrigues Alves.

Linhas 129A (Duque de Caxias x Castelo – via 25 de Agosto / Viaduto), 129 (Duque de Caxias x Castelo – via 25 de Agosto / Itatiaia), Magé x Castelo, Guapimirim x Castelo e Petrópolis x Castelo:
De: Viaduto do Gasômetro, alça de descida junto à Rodoviária Novo Rio, Via Binário do Porto, Av. Venezuela, Rua Sousa e Silva, Av. Rodrigues Alves, alça de acesso à Perimetral, Perimetral, Av. General Justo, Av. Marechal Câmara, Av. Franklin Roosevelt, Av. Presidente Antônio Carlos, terminal Menezes Cortes (ponto terminal), Av. Graça Aranha, Av. Calógeras, Av. Beira Mar, Trevo do Estudante, Av. General Justo, Perimetral, alça de descida junto à Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Rua Professor Pereira Reis (pista direita), Av. Rodrigues Alves e Av. Rio de Janeiro.

Para: Viaduto do Gasômetro, alça de descida junto à Rodoviária Novo Rio, Via Binário do Porto, Av. Venezuela, Av. Barão de Tefé, Rua Camerino, Av. Passos, Praça Tiradentes, Av. República Do Paraguai, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos (pista central), terminal Menezes Cortes (ponto terminal), Av. Graça Aranha, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Av. Professor Pereira Reis (pista direita) e Av. Rodrigues Alves.

Linha 545E (Passeio x Alcântara – via Tiradentes):
De: Viaduto do Gasômetro, alça de descida junto à Rodoviária Novo Rio, Via Binário do Porto, Av. Venezuela, Rua Sousa e Silva, Av. Rodrigues Alves, alça de acesso à Perimetral, Perimetral, Av. General Justo, Av. Marechal Câmara, Av. Franklin Roosevelt, Av. Presidente Wilson, Rua Teixeira de Freitas, Rua do Passeio (ponto terminal), Rua Santa Luzia, Av. Calógeras, Av. Beira Mar, trevo do Estudante, Av. General Justo, alça de descida junto à Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Rua Professor Pereira Reis (pista direita), Av. Rodrigues Alves, Av. Rio De Janeiro.

Para: Viaduto do Gasômetro, alça de descida junto à Rodoviária Novo Rio, Via Binário do Porto, Av. Venezuela, Av. Barão de Tefé, Rua Camerino, Av. Passos, Praça Tiradentes, Av. República do Paraguai, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos (pista central), Terminal Menezes Cortes (ponto terminal), Av. Graça Aranha, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Av. Professor Pereira Reis (pista direita) e Av. Rodrigues Alves.

Linha 741D (Charitas x Ipanema):
De: Viaduto do Gasômetro, alça de descida junto à Rodoviária Novo Rio, Via Binário do Porto, Av. Venezuela, Rua Sousa e Silva, Av. Rodrigues Alves, alça de acesso à Perimetral, Perimetral, Av. General Justo, Av. Marechal Câmara, Av. Franklin Roosevelt, Rua Augusto Severo, Av. Beira Mar, Praia do Flamengo, Av. Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Rua Rainha Elizabeth, Rua Tereza Aragão, Praça General Osório (ponto terminal), Praia de Botafogo, Praia do Flamengo, Av. Beira Mar, trevo do Estudante, Av. General Justo, Perimetral, alça de descida junto à Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Rua Professor Pereira Reis (pista direita), Av. Rodrigues Alves e Av. Rio De Janeiro.

Para: Viaduto do Gasômetro, Avenida Francisco Bicalho, Av. Presidente Vargas (pista central), agulha de acesso para a pista lateral (Carmo Neto), Rua Carmo Neto, Rua Benedito Hipólito, Viaduto 31 de Março, Túnel Santa Bárbara, Rua das Laranjeiras, Rua Soares Cabral, Rua Almirante Benjamin Sodré, Rua Conde de Baependi, Rua Marquês de Abrantes, Praia de Botafogo, Rua Rainha Elizabeth, Rua Tereza Aragão, Praça General Osório (ponto terminal), retorno, Praia de Botafogo, Viaduto Santiago Dantas, Rua Pinheiro Machado, Túnel Santa Barbara, Av. 31 de Março, Av. Presidente Vargas (pista lateral, Av. Francisco Bicalho, Viaduto Do Gasômetro)

A partir deste domingo (26):

Linha 110A (Passeio x São Gonçalo):
De: Av. Francisco Bicalho, Av. Presidente Vargas, Av. Passos, Praça Tiradentes, Av. Visconde do Rio Branco, Av. Gomes Freire, Rua da Relação, Av. República do Chile, Av. Almirante Barroso, Av. Graça Aranha, Av. Calógeras, Av. Presidente Wilson, Rua Mestre Valentim, Rua Teixeira de Freitas, Rua do Passeio (ponto terminal), Rua Santa Luzia, Rua México, Av. Nilo Peçanha, Rua da Carioca, Praça Tiradentes, Av. Visconde do Rio Branco, Praça da República, Av. Presidente Vargas (pista lateral), Av. Francisco Bicalho.

Para: Av. Francisco Bicalho, Av. Presidente Vargas, Av. Passos, Praça Tiradentes, Av. República do Paraguai, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos (pista central), Terminal Menezes Côrtes (ponto terminal), Av. Graça Aranha, Av. Nilo Peçanha, Rua da Carioca, Praça Tiradentes, Rua Visconde do Rio Branco, Praça da República, Av. Presidente Vargas (pista lateral), Av. Francisco Bicalho.

Linha 129 (Duque de Caxias x Passeio – via Vigário Geral):
De: Av. Brasil, acesso Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Largo de Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Rua Camerino, Av. Passos, Av. República do Paraguai, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Graça Aranha, Av. Presidente Wilson, Rua Teixeira de Freitas, Rua do Passeio (ponto terminal), Rua Santa Luzia, Av. Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves.

Para: Av. Brasil, acesso da Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Largo de Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Rua Camerino, Av. Passos, Av. República do Paraguai, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Graça Aranha, Av. Presidente Wilson, Av. Luís de Vasconcelos (ponto Terminal), Rua Santa Luzia, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Av. Professor Pereira Reis (pista direita), Av. Rodrigues Alves.

Linha 463C (Piabetá x Passeio – via Imbariê):
De: Av. Brasil, acesso Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Largo de Santo Cristo, Rua da América, Rua Senador Pompeu, Rua Camerino, Av. Passos, Av. República do Paraguai, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Graça Aranha, Av. Presidente Wilson, Rua Teixeira de Freitas, Rua do Passeio (ponto terminal), Rua Santa Luzia, Av. Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Av. Presidente Vargas, Praça Cristiano Otoni, túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Correia, Av. Rodrigues Alves.

Para: Av. Brasil, acesso Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Rua Camerino, Av. Passos, Av. República do Paraguai, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Graça Aranha, Av. Presidente Wilson, Av. Luís de Vasconcelos (ponto terminal), Rua Santa Luzia, Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Av. Professor Pereira Reis (pista direita), Av. Rodrigues Alves.

Linha 469 (Santa Cruz da Serra x Passeio):
De: Av. Brasil, Acesso Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Largo de Santo Cristo, Rua da América, Rua Senador Pompeu, Rua Camerino, Av. Passos, Av. República do Paraguai, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Graça Aranha, Av. Presidente Wilson, Rua Teixeira de Freitas, Rua do Passeio (ponto terminal), Rua Santa Luzia, Av. Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Av. Presidente Vargas, Praça Cristiano Otoni, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Correia, Av. Rodrigues Alves.

Para: Av. Brasil, acesso Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Rua Camerino, Av. Passos, Av. República do Paraguai, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Graça Aranha, Av. Presidente Wilson, Av. Luís de Vasconcelos (ponto terminal), Rua Santa Luzia, Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Av. Professor Pereira Reis (pista direita), Av. Rodrigues Alves.

Linha 471C (Saracuruna x Passeio):
De: Av. Brasil, acesso Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Largo de Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Av. Rio Branco, Av. Marechal Floriano, Av. Passos, Av. República do Paraguai, Rua do Passeio (ponto terminal), Rua Santa Luzia, Rua México, Av. Nilo Peçanha, Av. Visconde do Rio Branco, Praça da República, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Correia, Av. Rodrigues Alves.

Para: Av. Brasil, acesso Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Largo de Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Rua Camerino, Av. Passos, Av. República do Paraguai, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Graça Aranha, Av. Presidente Wilson, Av. Luís de Vasconcelos (ponto terminal), Rua Santa Luzia, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Av. Professor Pereira Reis (pista direita), Av. Rodrigues Alves.

Linha 486C (Saracuruna x Passeio):
De: Av. Brasil, Acesso Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Largo de Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Av. Barão de Tefé, Rua Barão de São Félix, Rua Visconde da Gávea, Praça da República, Rua da Constituição, Av. Gomes Freire, Av. República do Chile, Av. Graça Aranha, Rua Mestre Valentim, Rua Teixeira de Freitas, Rua do Passeio (ponto terminal), Rua Santa Luzia, Rua México, Av. Nilo Peçanha, Av. Visconde do Rio Branco, Praça da República, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Correia, Av. Rodrigues Alves.

Para: Av. Brasil, acesso Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Rua Camerino, Av. Passos, Av. República do Paraguai, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Graça Aranha, Av. Presidente Wilson, Av. Luís de Vasconcelos (ponto Terminal), Rua Santa Luzia, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Av. Professor Pereira Reis (pista direita) e Av. Rodrigues Alves.

Linhas Parque São Vicente x Passeio e Passeio x Piabetá – via Praça Mauá:
De: Av. Brasil, acesso Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Largo de Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Av. Rio Branco, Av. Marechal Floriano, Av. Passos, Av. República do Paraguai, Rua do Passeio (ponto Terminal), Rua Santa Luzia, Rua México, Av. Nilo Peçanha, Rua da Carioca, Av. Visconde do Rio Branco, Praça da República, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Correia, Av. Rodrigues Alves.

Para: Av. Brasil, acesso Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Rua Camerino, Av. Passos, Av. República do Paraguai, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Graça Aranha, Av. Presidente Wilson, Av. Luís de Vasconcelos (ponto terminal), Rua Santa Luzia, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário Do Porto, Av. Professor Pereira Reis (pista direita) e Av. Rodrigues Alves.

Linha 124B (Passeio x Nilópolis):
De: Av. Brasil, acesso Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Av. Rio Branco, Av. Marechal Floriano, Av. Passos, Av. República do Paraguai, Av. Mem de Sá, Rua do Lavradio, Av. República do Chile, Av. Graça Aranha, Rua Mestre Valentim, Rua Teixeira de Freitas, Av. Augusto Severo (ponto terminal), Av. Beira Mar, Rua México, Rua Araújo Porto Alegre, Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Av. Professor Pereira Reis (pista direita) e Av. Rodrigues Alves.

Para: Av. Brasil, acesso Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Rua Camerino, Av. Passos, Av. República do Paraguai, Rua Teixeira de Freitas, Av. Augusto Severo, retorno, Av. Augusto Severo (ponto terminal), Av. Augusto Severo, Rua Mestre Valentim, Av. Luís de Vasconcelos (pista esquerda), Rua Senador Dantas, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Av. Professor Pereira Reis (pista direita) e Av. Rodrigues Alves.

Linhas 124B (Passeio x Nilópolis) e 478B (Mesquita x Passeio – via Chatuba):
De:  Av. Brasil, acesso Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Av. Rio Branco, Av. Marechal Floriano, Av. Passos, Av. República do Paraguai, Av. Mem de Sá, Rua do Lavradio, Av. República do Chile, Av. Graça Aranha, Rua Mestre Valentim, Rua Teixeira de Freitas, Av. Augusto Severo (ponto terminal), Av. Beira Mar, Rua México, Rua Araújo Porto Alegre, Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Av. Professor Pereira Reis (pista direita) e Av. Rodrigues Alves.

Para: Av. Brasil, acesso para a Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Rua Camerino, Rua Barão de São Felix, Rua Visconde da Gávea, Praça da República, Rua da Constituição, Av. Gomes Freire, Rua do Riachuelo, Largo da Lapa, Rua Teixeira de Freitas, Av. Augusto Severo, Retorno, Av. Augusto Severo (ponto terminal), Av. Augusto Severo, Rua Teixeira de Freitas, Av. Mem de Sá, Rua Carlos Sampaio, Rua 20 de Abril, Praça da República, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Correia, Rua Sacadura Cabral, Rua Edgar Gordilho, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário Do Porto, Av. Professor Pereira Reis (pista direita) e Av. Rodrigues Alves.

Linha 478B (Mesquita x Passeio):
De: Av. Brasil, acesso para a Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Av. Rio Branco, Av. Marechal Floriano, Av. Passos, Av. República do Paraguai, Av. Mem de Sá, Rua do Lavradio, Av. República do Chile, Av. Graça Aranha, Rua Mestre Valentim, Rua Teixeira de Freitas, Av. Augusto Severo (ponto terminal), Av. Beira Mar, Rua México, Rua Araújo Porto Alegre, Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Av. Professor Pereira Reis (pista direita) e Av. Rodrigues Alves.

Para: Av. Brasil, acesso para a Av. Francisco Bicalho, Rua Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Rua Camerino, Av. Passos, Av. República do Paraguai, Rua Teixeira de Freitas, Av. Augusto Severo, retorno, Av. Augusto Severo (ponto terminal), Av. Augusto Severo, Rua Mestre Valentim, Av. Luís de Vasconcelos (pista esquerda), Rua Senador Dantas, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Av. Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto, Av. Professor Pereira Reis (pista direita) e Av. Rodrigues Alves.

Linhas 521D (Alcântara x Castelo) e 565D (Passeio x Santa Rosa):
De:  Av. Francisco Bicalho, Av. Presidente Vargas, Av. Alfred Agache, Av. Mal. Câmara, Av. Franklin Roosevelt, Av. Presidente Wilson, Av. Presidente Antônio Carlos, Av. Nilo Peçanha, Av. Graça Aranha, Rua Mestre Valentim, Av. Augusto Severo (ponto terminal), Rua Teixeira de Freitas, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Rua Primeiro de Março, Av. Presidente Vargas e Av. Francisco Bicalho.

Para: Av. Francisco Bicalho, Av. Presidente Vargas (pista central), agulha de acesso para a pista Lateral (Carmo Neto), Rua Carmo Neto, Rua Benedito Hipólito, Rua Marquês de Pombal, Rua do Riachuelo, Rua Visconde de Maranguape, Largo da Lapa, Rua Teixeira de Freitas, Av. Augusto Severo, Retorno, Av. Augusto Severo (ponto terminal), Av. Augusto Severo, Av. Augusto Severo, Rua Teixeira de Freitas, Av. Mem de Sá, Rua Carlos Sampaio, Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (pista lateral) e Av. Francisco Bicalho.

Linha Alcântara x Castelo:
De: Av. Francisco Bicalho, Av. Presidente Vargas, Av. Alfred Agache, Av. General Justo, Av. Marechal Câmara, Av. Franklin Roosevelt, Av. Presidente Wilson, Av. Augusto Severo (ponto terminal), Rua Teixeira de Freitas, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Av. Presidente Vargas e Av. Francisco Bicalho.

Para: Av. Francisco Bicalho, Av. Presidente Vargas (pista central), agulha de acesso  para a pista lateral (Praça Onze),Av. Passos, Av. República do Paraguai, Rua Teixeira de Freitas, Av. Augusto Severo, retorno, Av. Augusto Severo (ponto terminal), Av. Augusto Severo, Rua Mestre Valentim, Av. Luís de Vasconcelos (pista esquerda), Rua Senador Dantas, Rua Evaristo da Veiga, Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Av. Presidente Vargas (pista lateral) e Av. Francisco Bicalho.

Fonte: G1