Noticias

Prefeito do Rio participa da primeira Reunião de Cúpula do C40 como presidente da organização

A partir desta terça-feira (04/02), o prefeito Eduardo Paes lidera a 5ª Reunião de Cúpula do C40, sua primeira como presidente da organização, que reúne prefeitos das principais cidades do mundo no combate às mudanças climáticas. “C40 Cities Climate Leadership Group Mayors Summit” é um evento bianual, que nesta edição acontecerá em Joanesburgo, na África do Sul, de terça a quinta-feira (06/02).

Com o tema “Rumo a megacidades resilientes e habitáveis – demonstrando ação, impacto e oportunidade”, o evento vai reunir, além de Paes, Michael Bloomberg, último presidente do C40 e ex-prefeito de Nova Iorque;  Mpho Parks Tau, prefeito de Joanesburgo; e Christiana Figueres, secretária-executiva das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, além dos prefeitos de mais de 40 grandes cidades e do ex-presidente americano Bill Clinton, que fará uma videoconferência na quarta-feira, 5.

Na terça-feira, Paes comanda pela primeira vez a reunião do comitê de diretores do C40. Na quarta, ele abre a primeira plenária do evento, falando da importância da geração de dados e medições para a elaboração de políticas mais eficazes para combater, mitigar e conviver com as mudanças climáticas nas cidades. Depois, participa de almoço que reunirá os prefeitos das maiores cidades do mundo e a secretária-executiva da ONU Christiana Figueres.

Para encerrar o segundo dia de evento, haverá uma cerimônia oficial de posse do prefeito Eduardo Paes, com discurso que será transmitido ao vivo em live streaming e anúncio de novas cidades integrantes da organização.  Na quinta-feira, abre o evento e participa de palestra ao lado do diretor-executivo da ONU-Habitat, o ex-prefeito de Barcelona Joan Clos.

Saiba mais sobre a C40 – O Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática (C40) é a principal rede global de megacidades e atua para promover o desenvolvimento urbano sustentável por meio de estratégias para enfrentar as mudanças climáticas e ampliar a resiliência das cidades. O objetivo é implementar estratégias para redução das emissões de carbono nas megacidades e ampliação da resiliência das comunidades locais.. O C40 foi criado em 2005 pelo ex-prefeito de Londres Ken Livingstone, tendo 18 cidades com integrantes. Em menos de um ano, o número de prefeituras filiadas chegou a 40. Atualmente, cerca de 60 cidades participam da organização. Depois de Livingstone, David Miller, prefeito de Toronto, presidiu a entidade. Ele foi sucedido por Bloomberg, que cede lugar a Paes, eleito em agosto. Paes é o primeiro prefeito de uma cidade emergente a presidir o C40, que atualmente conta com 60 membros.