Noticias

Polícia Civil vai indiciar 40 black blocs por formação de quadrilha

 

Black-blocks

Pelo menos quarenta pessoas são apontadas pela Polícia Civil de São Paulo como suspeitos de comandarem ações de black blocs em manifestações que terminaram em conflitos, quebra-quebra e depredações em São Paulo. O Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), responsável pela investigação, aponta que os suspeitos serão indicados pelos crimes de formação de quadrilha armada no inquérito que associa black blocs a uma organização criminosa. Segundo o DEIC as acusações formais devem acontecer nesta terça-feira (25).

O crime de formação de quadrilha armada prevê pena de quatro a oito anos de prisão. O delegado responsável pelo caso, Wagner Giudice, trabalhou em parceria com a Polícia Militar e o Ministério Público e reuniu provas e fotos de pelo menos trezentos potenciais black blocs. Eles foram listados e são investigados.

Os dados foram compilados em boletins de ocorrência registrados em protestos e informações conseguidas com membros dos black blocks presos durantes as manifestações, e liberados em seguida.

 Câmeras de celulares, fotos postadas no Facebook e até convocações para manifestações foram rastreadas pela polícia para que o cerco aos quarenta responsáveis pelo movimento fosse feito. Até mensagens via SMS foram rastreadas. Nenhum suspeito está preso.

Um arquivo com mais de 700 fotografias de pessoas que foram averiguadas e apontadas como manifestantes violentos foi reunido e servirá de base para incriminar possíveis envolvidos em ações de vandalismo e depredações.

A diferença, segundo a polícia, entre black blocs e manifestantes pacíficos é o tipo de arsenal que carregam. Black blocs, em geral, vão aos protestos munidos de paus, pedras e artefatos explosivos, como coquetel molotov, e morteiros. Parte desses objetos foi apreendida com suspeitos detidos, segundo o DEIC.