Noticias

Para CNI, alta de 0,25 ponto indica fim do ciclo de aumentos da Selic

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de aumentar a taxa básica de juros para 10,75% ao ano foi positiva por amenizar o ritmo de aperto na economia, opinou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a entidade, a redução do ritmo de alta indica que o ciclo de elevação da taxa Selic está perto do fim.

“Após seis acréscimos consecutivos de 0,5 ponto percentual, a decisão do Copom, de aumentar a taxa básica em 0,25 ponto percentual, pode sinalizar o encerramento do ciclo de elevação dos juros”, destacou a entidade em comunicado.

Para a CNI, apesar de a inflação ainda registrar níveis preocupantes, a diminuição na velocidade de crescimento da Selic não prejudicará o combate aos aumentos de preços. Na avaliação da entidade, os efeitos das últimas elevações dos juros básicos sobre os índices de inflação ainda estão por vir.

A entidade defendeu que o governo use outros instrumentos para desaquecer a economia e conter a inflação, como o corte de gastos públicos. “O ônus do combate à inflação não pode recair totalmente sobre o setor produtivo. Para um controle inflacionário eficiente, outros instrumentos de política econômica devem ser  utilizados, como a redução do déficit fiscal”, destacou a nota.

(Agência Brasil)