Noticias

Fábrica de cimento é inaugurada em Santa Cruz

1978060

 

A Lafarge, líder mundial em materiais de construção e uma das maiores indústrias de cimento do país, inaugurou nesta quarta-feira (26/2) sua unidade de Cimento Rio, em Santa Cruz, na Zona Oeste. A instalação é resultado de um investimento de R$ 70 milhões. A unidade vai gerar 50 empregos diretos e mais de 170 indiretos. A empresa vai operar de forma integrada com a fábrica Lafarge que fica em Cantagalo, na Região Serrana, por meio do compartilhamento de matérias-primas necessárias à produção de cimento.

A Lafarge também inaugurará este ano, no bairro do Rio Comprido, um laboratório de soluções construtivas. A empresa francesa possui cerca de 1,8 mil empregados no país e um parque industrial distribuído pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Bahia e Pernambuco.

– A França tem sido uma grande investidora no Brasil. A empresa, em breve, vai inaugurar um centro de pesquisa no Rio Comprido – disse o governador Sérgio Cabral.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, ter a empresa investindo no Rio de Janeiro demonstra a credibilidade que o Estado do Rio vem construindo no setor empresarial.

– Precisávamos adensar a base industrial do Rio de Janeiro, o estado tem déficit em cimento. Ter esta empresa investindo no país demonstra a credibilidade que temos no estado, no ambiente de negócios e também mostra que o mercado fluminense é absolutamente promissor. Outro ponto é que estamos investindo na Zona Oeste com esta fábrica. Quanto mais emprego na região, melhor para a cidade – explicou o secretário.

A localização da unidade, às margens da Avenida Brasil e com área ocupada de mais de 57 mil metros quadrados, é considerada estratégica.

– Escolhemos Santa Cruz por razões de otimização de logística e para minimizar os fluxos de transporte e também por ficar perto de uma área de crescimento importante na área da construção civil. A produção de cimento desta unidade servirá principalmente ao Estado do Rio de Janeiro e, talvez, regiões vizinhas. O Rio é o terceiro ou quarto consumidor de cimento e é também um estado que passa por um grande desenvolvimento em sua estrutura – afirmou o presidente da Lafarge Brasil, Alexis Langlois.

Geração de emprego e qualidade de vida para quem mora na região

Morador de Santa Cruz, o controlador de manutenção Flávio Sales, 38 anos, comemorou o emprego na nova fábrica.

– Investimentos como este ajudam Santa Cruz e o entorno a se desenvolver cada vez mais. A população que mora na região também fica mais incentivada a se capacitar para tentar um emprego – disse Flávio.

Também morador de Santa Cruz, Bruno da Silva Monteiro, de 32 anos, foi contratado como técnico em manutenção mecânica.

– Soube da vaga pela internet, e me inscrevi. É um grande benefício para os moradores da área. Trabalhar na empresa vai agregar muita coisa na minha experiência profissional. E ainda tenho a chance de trabalhar bem perto de casa. A instalação de empresas aqui gera mais empregos e mais renda para a localidade – explicou Bruno.