Noticias

Donadon diz que voto aberto constrange parlamentares

Donadom

O voto aberto é um voto que constrange os colegas, disse Natan Donadon (sem partido-RO), poucos minutos após o início da primeira sessão com voto aberto para definir a cassação do mandato de um parlamentar.

Donadon falou com jornalistas logo após entrar na sessão. Ele disse que se sente injustiçado e que a convicção da inocência é que o fez ir até o Congresso. “Numa situação que sei que o voto é aberto, a convicção da inocência que me fez vir aqui”, reiterou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que o deputado Natan Donadon não vai usar a tribuna para se defender no processo de cassação de seu mandato. Sua defesa no Plenário será feita por seu advogado, Michel Saliba.

Desde cedo, havia a expectativa de que Donadon estivesse presente na sessão, uma vez que o Tribunal de Justiça do Distrito Federal autorizou a sua presença. Donadon chegou vestido de branco, roupa usada pelos detentos da Papuda, e se dirigiu para um local reservado onde trocou de roupa.

Donadon cumpre pena no Presídio da Papuda, no Distrito Federal, desde junho de 2013, por ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos de prisão, por peculato e formação de quadrilha, além do desvio de cerca de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia.

O deputado disse ainda que não descarta a possibilidade de tentar novamente um cargo eletivo, após o cumprimento da pena. “Se ficar tudo certo com a Justiça Eleitoral, por que não?”, disse.

(Agência Brasil)