Noticias

3 ciclofaixas são inaugurados no Rio ligando o Aterro do Flamengo ao Centro

Neste domingo (16/02), aconteceu a inauguração de três ciclofaixas que vão ligar a ciclovia do Aterro do Flamengo a três pontos do Centro: Cinelândia, Praça XV e Praça Henrique Lage (esquina da Avenida Nilo Peçanha com Rua Graça Aranha). Com as novas rotas, de 3km de extensão, a Prefeitura do Rio pretende estimular o uso de bicicletas como uma alternativa de transporte rápida, não poluente e de pequeno percurso entre a Zona Sul e a região central da cidade, minimizando os impactos causados pelas modificações na mobilidade em virtude do fechamento total do Elevado da Perimetral e do Mergulhão da Praça XV.

Ao lado de dezenas de ciclistas, o prefeito Eduardo Paes participou da pedalada inaugural, com ponto de partida no Museu de Arte Moderna (MAM), seguindo pela Cinelândia, Praça Henrique Lage e Praça XV.

– A prefeitura vem buscando criar alternativas para todo esse transtorno, mas, claro, que o nosso apelo é para que as pessoas não venham de carro esta semana para o Centro. E a bicicleta é sempre uma alternativa. Essas novas rotas são uma medida importante para minimizar esse impacto que vamos viver esses dias. Por isso, pedimos a colaboração e compreensão das pessoas para entenderem que essa é uma medida necessária para resgatar a história de um Centro degradado há muito tempo – explicou Paes.

Com as novas ciclofaixas, os cariocas poderão seguir do Museu de Arte Moderna (MAM) à Praça Henrique Lage/Buraco do Lume/Largo da Carioca através da ciclovia de 1,3 km, que passará pelas avenidas Calógeras e Graça Aranha. Do MAM à Cinelândia haverá 0,5 Km de pistas, com passagem pelas avenidas Beira-Mar e Rio Branco; e do MAM à Praça XV mais 1,2 Km, através da Rua Santa Luzia, Largo da Misericórdia e Avenida General Justo.

As vias foram adequadas com intervenções como mudança de pisos, rebaixamento de meio fio, e sinalização horizontal e vertical. Oitenta bicicletários públicos foram instalados no trajeto, cada um com capacidade para duas bicicletas. O programa de aluguel de bicicletas Bike Rio foi expandido para o Centro, com 24 estações (12 na Região Portuária). Atualmente, o projeto, uma parceria da prefeitura com o Banco Itaú e a empresa Serttel, conta com 60 estações e 600 bicicletas no Rio. Até dezembro serão 260 estações, com 2.600 bicicletas disponíveis.

Morador da Glória, o professor de música Marco Miglietta, ciclista há mais de 30 anos, elogiou a iniciativa da prefeitura e disse que vai usar as ciclofaixas para ir trabalhar na Escola de Música Villa- Lobos, próximo ao Largo da Carioca:

– Com certeza essa ciclofaixa vai facilitar a vida de quem vai para o Centro. Eu mesmo faço esse percurso para o trabalho, mas fazia com medo porque os veículos não respeitam os ciclistas. Agora vou poder pedalar com mais tranquilidade e segurança sabendo que tem uma faixa exclusiva para ciclistas.

As novas rotas cicloviárias se incluem na meta da prefeitura em expandir a malha de ciclovias para 450 km até 2016, em todas as regiões da cidade, possibilitando a integração deste meio de transporte com outros modais, como BRT’S, metrô, rodoviárias, trens e barcas, evitando assim o uso do carro. Atualmente, a cidade conta com 1.600 bicicletários e 355 km de ciclovia, o que a torna a segunda maior malha cicloviária da América Latina, perdendo apenas para a capital colombiana, Bogotá, com 360 km.

Após a inauguração, o prefeito visitou as obras de demolição da Perimetral e acompanhou o início da operação de fechamento do Mergulhão da Praça XV que, junto com a implantação de mão-dupla na Avenida Rio Branco, são as principais alterações viárias necessárias para o andamento das obras de revitalização da Zona Portuária.