Destaques

Procon determina que idosos, estudantes e menores de 21 anos paguem meia no Bondinho

bondinho-po-de-acar-rio-de-janeiro

Por determinação da Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), fiscais do Procon-RJ estiveram na última segunda-feira (29/07)  no Bondinho do Pão de Açúcar para verificar se a empresa Caminho Aéreo Pão de Açúcar, que administra o bondinho, estava cumprindo a lei que estabelece direito à meia-entrada a idosos, estudantes e menores de 21 anos, sem discriminação de origem de país e/ou estado. Depois de ser notificada pelo Procon-RJ na última quarta-feira (24/07) a empresa voltou atrás de sua decisão de não disponibilizar a meia-entrada e passou a oferecer o benefício.

Dessa forma, estudantes, idosos e menores de 21 anos que tiveram de pagar a entrada inteira – nos últimos cinco anos – poderão voltar à bilheteria do Bondinho para serem ressarcidos do valor pago a mais, desde que tenham em mãos o comprovante do bilhete pago. Se a empresa se negar a devolver o valor, os consumidores podem pleitear a restituição em dobro na Justiça. Qualquer dúvida e/ou denúncia podem ser feitas através do Disque Procon-RJ 151.
O não cumprimento da lei da meia-entrada pelo Bondinho foi constatada na Operação ‘Habemus Papam’ realizada pela fiscalização do Procon-RJ, por determinação da Seprocon, na terça-feira (23/07), no Pão de Açúcar.