Noticias

Policia militar divulga nota sobre operações na Maré

A assessoria de imprensa informa que a ação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) na comunidade da Maré no dia 24 de junho de 2013, se deu em decorrência da presença de marginais que se infiltraram em uma manifestação que acontecia no bairro de Bonsucesso. A PM foi acionada por conta do registro de saques, tentativa de invasão de um motel e roubos em série na Avenida Brasil. Houve um cerco inicial do efetivo do 22º batalhão (Maré), que foi recebido a tiros. Foi necessário o reforço de policiais do Batalhão de Choque em razão da presença de criminosos armados com fuzis, que faziam disparos em direção à Avenida Brasil.

2- Devido à gravidade da situação, o comandante do Comando de Operações Especiais (COE), a quem o BOPE é subordinado, solicitou ao chefe do Estado-Maior Geral Operacional o emprego da unidade, de quem obteve a devida autorização.

3- O emprego do BOPE, cujo acionamento de acordo com as normas expressas da corporação se dá exclusivamente pelo comandante-geral ou pelo chefe do Estado-Maior Geral Operacional, ocorre em duas situações: ações planejadas ou emergenciais. Cabe destacar que mesmo em situações emergenciais, toda ação é precedida de um planejamento imediato para a atuação da tropa, que obedece a um procedimento operacional padrão, fruto da normatização existente na PM.

4- Toda a ação da BOPE foi em decorrência do enfrentamento que houve por parte de marginais fortemente armados. Como resultado da ação, foram apreendidos três fuzis, uma submetralhadora calibre 40, uma carabina, três pistolas, uma granada, 7.327 trouxinhas de maconha, 30 tabletes grandes de maconha, 1.060 sacolés de cocaína e um saco com um quilo da mesma droga, 150 pedras de crack e 120 bolas de haxixe.

5- Tão logo tomou conhecimento do emprego da tropa, o tenente-coronel Renê Alonso, comandante do BOPE, foi para o local e assumiu o comando da operação até o final.

6- O comando da Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar todas as circunstâncias da operação.