Noticias

Operação Check up é realizada nos Centros Médicos Particulares do Rio

Por determinação da Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor, fiscais do Procon-RJ realizaram nesta segunda-feira (01/07) a primeira edição da Operação Check up, que vai percorrer os principais centros médicos particulares do Rio de Janeiro. O objetivo da ação é verificar se os consumidores estão satisfeitos com o atendimento fornecido pelos planos de saúde e se as normas da ASN (Agência Nacional de Saúde) estão sendo cumpridas. Já no primeiro dia, cerca de 70 pacientes foram ouvidos e 26 formulários de reclamação, preenchidos na Policlínica de Botafogo. A operação foi determinação pela Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor.
As queixas mais recorrentes foram sobre o longo tempo de espera para o atendimento, a demora para a marcação de consultas e exames, e a recusa dos planos para a cobertura de diversos tratamentos. Empresas como a Amil, Golden Cross, Unimed, Dix e Sul América estavam entre as reclamadas.

Durante a blitz, os fiscais conversaram com os pacientes, que responderam a um questionário com sete perguntas relativas à consulta e procedimentos, serviços de diagnóstico, urgência e emergência médica. Os agentes verificaram ainda as condições de higiene dos locais.

Somente no primeiro semestre de 2013, o Procon-RJ recebeu 260 reclamações contra planos de saúde.

A Operação Check up continuará e todos os dados colhidos ao longo das vistorias serão encaminhados para a análise. As empresas que não estiverem cumprindo com a lei serão multadas e poderão sofrer sanções administrativas. Todas as denúncias ou reclamações contra planos de saúde devem ser encaminhadas aos postos de atendimento do Procon-RJ ou pelo Disque 151.