Noticias

Manifestante reclamam de truculência por parte da polícia nas manifestações do Rio de Janeiro

Ontem (11/07) a noite manifestantes se reuniram em frente ao Palácio Guanabara para protestar e muitos foram os relatos de violência por parte da polícia.

Manifestantes dizem que mesmo sem terem feito nenhum ato de vandalismo, eram coagidos. Até mesmo pessoas que não faziam parte da manifestação e só estavam passando pelas redondezas eram coagidas com bombas de efeito moral, gás de pimenta, etc.

Temos na íntegra o relato de uma moradora que disse tudo o que conseguiu ver da manifestação em uma rede social:

“Moro em frente ao Palácio. Estou grávida e fiquei dentro do banheiro confinada e com meu filho de 1 ano por causa das bombas de gás. Portas e janelas fechadas toalhas molhadas nas portas…. Ele chorava e eu ardia de ódio por toda estrutura deficiente truculenta mentirosa e surreal a qual nos governa. Que falta de decência. Isso vai acabar???! Todas as mães da redondeza sofreram o mesmo efeito do gás e ficaram confinadas nos corredores e banheiros de suas casas. Vi manifestantes serem cruelmente atacados sem sequer chegar perto dos policiais para atirar sequer uma pedra. Não houve violência por parte dos manifestantes, eu vi, o ataque foi violentíssimo e covarde por parte da Polícia. Pessoas atacadas e acoadas pelas ruas de Laranjeiras e Flamengo. Tudo se repetindo….. até quando?!”

Muitos foram os relatos de pessoas que fazem parte da “imprensa popular” de violência. Um jornalista que estava acompanhando os acontecimentos da manifestação foi atingido e sofreu um ferimento na perna. E relataram que “as bombas foram jogadas propositalmente nos cinegrafistas e jornalistas para que nada mais filmassem, para que não pudessem mais denunciar a violência policial contra os manifestantes. ”

 

Ontem a noite, por volta das 22h o governador publicou uma nota através do site da Subsecretaria de Comunicação do Estado, dizendo o seguinte:

 

Sobre manifestação no Rio de Janeiro e tentativa de invadir o Palácio Guanabara:

“O vandalismo não será tolerado no Estado do Rio de Janeiro. Grupos que vão para as ruas com o objetivo claro de gerar o pânico e destruir o patrimônio público e privado tentam se aproveitar das recentes manifestações legítimas de milhares de jovens desejosos de participar e aperfeiçoar a democracia conquistada com muita luta pelo povo brasileiro”.
Sérgio Cabral
Governador do Rio de Janeiro