Noticias

Começa hoje (15/07) a aferição de taxímetros em Araruama

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) realiza hoje e amanhã (15 e 16/07) a verificação periódica dos taxímetros. O atendimento está sendo realizado no Parque de Exposições Agropecuária de Araruama, de 9h às 12h e de 13h às 17h.

Porém, antes do atendimento o taxista deve retirar a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 37,50, no site do Ipem-RJ. No dia da verificação, o profissional deverá apresentar os seguintes documentos:
• CRLV de 2012 ou 2013;

• Certificado do IPEM-RJ do exercício de 2012 ou 2013;

• Certificado de Segurança Veicular para carros movidos a Gás Natural Veicular (GNV) na validade;

• Taxa de GRU devidamente quitada.
Os taxímetros já verificados no exercício de 2013 não precisam efetuar o pagamento de outra taxa, entretanto, é necessário comparecer ao local da verificação, devidamente agendados, para a colocação do selo de vistoria 2013. Já os taxímetros que não foram verificados no exercício de 2012 estarão sujeito à multa por falta de verificação.

O não comparecimento para verificação e consequente colocação do selo de para-brisa, será considerado como falta de verificação; estando o taxista sujeito a penalidade de multa.

O permissionário que não puder efetuar a verificação no dia determinado, deve requerer nova vistoria, dentro do prazo estabelecido dentro calendário de verificação, ou no local da realização dos serviços em Araruama, ou na regional do Ipem-RJ de Niterói, situada à Rua Professor Joaquim da Costa Ribeiro, nº 31, Centro de Niterói.

O pedido de prorrogação de prazo não autoriza o permissionário a angariar passageiro sem a verificação do taxímetro.
Confira abaixo o calendário de verificação dos taxímetros de Araruama:

Dia 15 de julho – todos os finais de placa

Dia 16 de julho – todos os finais de placa

Maiores informações podem ser obtidas através da Ouvidoria do Ipem-RJ (0800.282.3040) de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.