Noticias

Agência Estadual de Fomentos oferece crédito especial às empresa atingidas nas manifestações

Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Fomento (AgeRio), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Energia, Indústria e Serviço (Sedeis), está oferecendo crédito a empresas que sofreram depredação e saques durante as manifestações ocorridas na cidade nas últimas semanas.

O acordo, firmado entre a agência e a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), o Clube dos Diretores Lojistas (CDL-Rio), a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas–Rio), oferece uma linha de crédito customizada, com taxas e prazos de pagamento diferenciados, para que as empresas possam se recuperar rapidamente.

A agência, que já atua com agilidade, taxas de juros competitivas e flexibilidade na exigência de documentação, irá priorizar o atendimento a esses empresários.

De acordo com Domingos Vargas, presidente da Agerio, a iniciativa reafirma a parceria existente entre a agência e as associações que compõem o leque de parceiros do estado do Rio.

– O governo do Estado está a postos para ajudar esses comerciantes.Todas as fontes de recursos da agência, que inclui capital próprio, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vão propiciar a menor taxa de juros para essas empresas, enfatizou Domingos.

Para garantir maior transparência e evitar que haja aproveitamento indevido das condições especiais, cada associação está encarregada de encaminhar um projeto inicial à agência. Os prazos irão variar de acordo com os danos causados e a capacidade de pagamento de cada estabelecimento.

– Esse projeto rápido e simples, que também pode ser orientado pela agência, visa recolocar as lojas em funcionamento. Vamos analisar caso a caso e trabalhar com a carência necessária para que o comerciante retorne às suas atividades normais.