Noticias

Fifa orienta torcedor sobre conduta dentro dos estádios

 

 

Quem for assistir ao jogo entre México e Itália no domingo (16), no Maracanã, deve ficar atento aos documentos exigidos na entrada e às regras de comportamento da Federação Internacional de Futebol (Fifa), dentro do estádio. Uma lista de orientações foi preparada para garantir segurança durante a Copa das Confederações, que começa neste sábado (15).

Além do ingresso serão cobrados, em todos os jogos, documentos de identidade, carteirinha de estudante e atestado médico – no caso de pessoas obesas ou com deficiência, para comprovar o direito ao benefício. O ingresso deve ter sido emitido no nome da pessoa que vai assistir ao jogo.

Antes de entrar, o torcedor vai passar por uma revista, para impedir a entrada de armas, garrafas, copos, canecas ou latas, isopores ou caixas térmicas. Comida e bebida só podem ser adquiridos dentro do Maracanã e não será permitdo fumar dentro do estádio.

Também é proibido levar banquinhos, escadas, líquidos em geral (mesmo água) e bandeiras maiores que 2 metros (m) por 1,5m, além de fogos de artifício, sinalizadores, laser, spray e instrumentos musicais, como buzinas e megafones.

A lista de orientações da Fifa recomenda que os torcedores fiquem atentos ao assento indicado no ingresso, pois não poderão trocar de lugar, nem ficar de pé nas cadeiras. Não serão tolerados xingamentos racistas, xenofóbicos ou que estimulem qualquer tipo de discriminação. Promover mensagem política, ideológica ou de qualquer causa beneficente também é proibido.

A Fifa recomenda que o torcedor chegue cedo e, de preferência, utilize o transporte público para ir ao estádio, lembrando que o metrô será gratuito para quem tiver ingressos. O torcedor deve prestar atenção à estação mais próxima de seu portão de entrada. As ruas no entorno do Maracanã estarão fechadas para os carros.

Da Agência Brasil