Educação

Inscrições para a 3ª Olimpíada de Agropecuária estão abertas

agro

 

Estudantes de cursos técnicos em agropecuária e do eixo tecnológico recursos naturais matriculados em institutos federais de educação, ciência e tecnologia e em escolas que oferecem essa formação podem fazer a inscrição, pela internet, na 3ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). O período vai até 30 de junho próximo.

O público da Obap é formado por estudantes de cursos técnicos de nível médio em agropecuária, agricultura, agroecologia, zootecnia, agronegócio, agroindústria e alimentos. A competição, em três fases, terá duas etapas individuais, com testes virtuais classificatórios e eliminatórios, e uma etapa presencial. Além do desempenho individual, os participantes devem constituir equipes de três alunos para apresentar estudos de caso, sob a orientação de um professor.

A premiação consta de medalhas e troféus. A equipe vencedora ganhará viagem internacional para representar o Brasil na 8ª International Earth Science Olympiad (Ieso), a competição internacional de ciências da terra, em 2014. O país-sede ainda será definido.

De acordo com o coordenador da 3ª Obap, Eder Saconi, na primeira edição, em 2011, a competição foi vencida por uma equipe do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, com a experiência de uma escola-fazenda sustentável. O prêmio foi uma viagem à Argentina para participação na 6ª Ieso. Em 2012, os vencedores foram os representantes do Instituto Federal do Espírito Santo, com o relato de caso sobre inovação e negócio. Essa equipe vai participar, este ano, da 7ª Ieso, em setembro, na Índia.

A Obap é promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Na edição de 2011, foram inscritas 350 equipes de 25 unidades da Federação. Em 2012, 364 equipes de 24 unidades federativas. 

inscrição on-line deve ser feita na na página da Obap na internet. Na mesma página estão o regulamento e as etapas da competição deste ano.