Educação

Ator Gésio Amadeu morre de covid-19

O ator Gésio Amadeu, 73 anos, morreu nesta quarta-feira (5), aos 73 anos, por falência múltipla dos órgãos após ser internado em junho e  contrair covid-19 no hospital.A informação foi divulgada pela família nas redes sociais.

Gabriela Rabelo, mulher do ator, confirmou a morte à revista Quem e lamentou a perda do marido. “Foi hoje, às 16h09. É um momento muito difícil. Só tem coisa boa para falar dele”, afirmou ela. O seu filho, Mario, cineasta, também fez uma publicação.
Amadeu era ator de teatro e televisão, e ficou muito conhecido por seu trabalho em Chiquititas, no SBT, no Sítio do Pica Pau Amarelo na Globo, em filmes e em diversas novelas da própria Globo, da TV Bandeirantes e da TV Tupi. Mais recentemente, ele trabalhava na série infanto-juvenil Bugados, do canal Gloob.

No fim de junho, Mario disse que o pai foi internado para realizar exames pois estava com a pressão alta. A suspeita é que ele contraiu a covid-19 no hospital.

“Meu pai está atualmente na UTI, recebendo o melhor tratamento possível, conforme a percepção da nossa família. […] Seus pulmões foram comprometidos em mais de 50%, mas a boa notícia é que ele está respondendo bem ao tratamento”, escreveu Mario Amadeu em seu Facebook no dia 24 de junho.

Segundo ele, seu pai começou a apresentar problemas de pressão alta no mês passado e foi a um hospital em 24 de maio para fazer exames, mas acabou ficando internado por 8 dias na UTI.

Gésio Amadeu teve alta e foi para um quarto, mas apresentou febre e aumentou as suspeitas de covid-19, porém, ainda não havia confirmação. Em 8 de junho, ele resolveu mudar de hospital: “À essa altura, o pulmão do meu pai já estava bem mais comprometido”.

Mario, que acompanhou o pai ao longo da situação, também acabou contraindo a covid-19 e passou 14 dias fazendo quarentena em sua casa e se tratando, já estando recuperado.

Gesio Amadeu tem uma extensa carreira artística, no teatro e na TV. Na Tupi, onde ficou até o encerramento das atividades da emissora, fez novelas como Éramos Seis, O Direito de Nascer e Gaivotas. Ganhou enorme projeção com o personagem Chef Chico, na novela juvenil Chiquititas (1997), no SBT, e depois interpretou o Tio Barnabé no Sítio do Pica Pau Amarelo, já na Globo.

Na emissora, ele fez diversos trabalhos, como o personagem Alaor, na novela Flor do Caribe (2013), que voltará em breve à programação na TV aberta.