Policiais da 62ª DP (Imbariê) realizaram, na manhã desta quinta-feira (26/09), uma operação conjunta com 60ª DP (Campos Elíseos) e a Corregedoria Interna do Detran para desarticular uma quadrilha de fraudadores. A ação visava cumprir 35 mandados de busca e apreensão contra o grupo que agia no posto localizado na Reduc, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
De acordo com o delegado Marcelo Ambrósio, titular da 62ªDP, o grupo fraudava vistorias, perícias, selos e liberação de veículos. Os envolvidos liberaravam veículos sem condições de trafegabilidade, emitindo documentos para os mesmos em troca de propina.
Na ação o vistoriador, Diego Fabiano da Conceição da Silva, foi preso em flagrante por falsidade ideológica, no momento em que adulterava um laudo de vistoria dentro do posto do Detran. O motorista do veículo que deixava o local, confessou ter pago R$ 300 ao vistoriador para que seu automóvel fosse liberado. No laudo, apreendido pelos policiaism constava um número diferente do motor do carro. Os agentes apreenderam ainda diversos documentos de veículos, uma placa, cópias de contratos e laudos de vistoria
Ainda segundo o delegado, as investigações tiveram início em 2012 a partir de denúncias recebidas pela Corregedoria do Detran. Doze pessoas foram denunciadas, pelo órgão, sendo nove funcionários e prestadores de serviços do Detran e três donos de revendedoras de veículos.
A operação contou com a atuação de 70 policiais de delegacia da capital e baixada.