O número de haitianos com autorização para trabalhar no Brasil cresceu quase cinco vezes, comparados os primeiros semestres de 2011 e de 2012. Foram 441 pessoas no ano passado, ante 2,3 mil neste ano. Os norte-americanos lideram a lista de concessões nos seis primeiros meses de 2012, com 4,6 mil autorizações.
Os números estão no relatório da Coordenação-Geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e se referem a autorizações para trabalho permanente e temporário.
As autorizações de trabalho são solicitadas ao MTE por empresas interessadas em contratar mão de obra. Essa autorização permite a concessão de visto, feita pelas embaixadas no Brasil no exterior. No caso dos haitianos, também foram permitidas estadias por meio do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça.
De acordo com o presidente da coordenação de imigração, Paulo Sérgio de Almeida, em janeiro deste ano todos haitianos que entraram no Brasil por meio de fronteira receberam documentos para permanecer no país e trabalhar legalmente. Com o visto em mãos, os haitianos tiraram CPF temporário e Carteira de Trabalho.
O Acre e o Amazonas são a porta de entrada de haitianos no Brasil. Em 2012, mais de 1,3 mil entraram pelo Amazonas e 930 pelo Acre – o que corresponde a 96,4% do total. Muitos procuram outros estados para morar e trabalhar. Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nílson Mourão, eles partem para Rondônia, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Atualmente, há uma comunidade de 20 haitianos em Brasiléia (AC), onde outros 60 foram detidos, por falta de documentação. Na fronteira do Brasil com o Peru, em Iñapari, há mais de 100. A Agência Brasilconstatou que a situação desses estrangeiros na fronteira com o Peru é crítica.
29/08/12
Não entendo o porque do governo ter que abrir as fronteiras e conceder vistos para os estrangeiros trabalharem no Brasil,essa historia de no Brasil não ter mão de obra qualificadas não convence ninguem na verdade o que as empresas estrangeiras não querem e dar trabalho aos BRASILEIROS ,eles querem vim para o BRASIL contratar a nossa mão de obra barata mais na hora de contratar a mão de obra qualificada eles preferem contratar as pessoas de seu lugar de origem.Quando o BRASIL sofreu a recessão por mais de 500 anos a maioria dos BRASILEIROS sofreram com o BRASIL lutaram por ele trabalhando por um salario de fome,um salario que continua de fome para a maioria dos BRASILEIROS hoje.
No pessado os BRASILEIROS migravavam para os outros paises para trabalharem e o unico trabalho que lhes ofereciam era os trabalho de terceira que ninguem queria fazer para ganhar um salario minimo,agora que o BRASIIL saiu da resseção os BRASILEIROS continua fazendo o trabalho de terceira e ganhando salario minimo não por não estarem preparados mais sim por não terem a oportunidade e o respeito que os BRASILEIROS merecem.
Lembro me que no passado os dentistas BRASILEIROS foram proibidos de exerce a profissão em Portugal,mais agora que o BRASIL e uma potencia os portugueses se mostram mui amigos dos BRASILEIROS mais a realidade e que os portugueses e todos os imigrantes querem e o que os BRASILEIROS sempre quiseram mais nimguem nunca quiz dar uma oportunidade.
Mais os BRASILEIROS seguem confiante de que dessa vez eles terão oportunidade pois afinal de conta o BRASIL e a terra de origem dos BRASILEIROS.