Noticias

Governo Estadual informa que duplicação da Av. Presidente Kennedy está terminando

ken


Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, os transtornos causados por enchentes, quando chove forte, e o caos do trânsito se aproximam do fim para quem vive ou trabalha no entorno da Avenida Presidente Kennedy, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Obras, deverá entregar a última etapa das obras de duplicação, drenagem e pavimentação na estrada em setembro deste ano. As intervenções incluem ainda calçamento e urbanização.
Os últimos três dos 15,7 quilômetros de extensão da via estão sendo concluídos e destes 1,7 quilômetro em Gramacho é o mais crítico. Cerca de 70 operários trabalham no trecho que receberá obras de pavimentação e de macrodrenagem. Está sendo construída uma galeria que vai multiplicar por dez a capacidade de vazão da água de chuva que cai na região. A galeria existente, além de muita antiga, tinha um tubo de apenas 800 milímetros de diâmetro e a nova, que está sendo construída em concreto, mede 3,5 metros de largura por 1,5 metro de altura.
– Toda vez que chove muito nessa região é um transtorno para a população. As ruas ficam alagadas, a água inunda casas e lojas e muito lixo e lama se acumulam, causando doenças e danos materiais. Com a nova galeria isso vai acabar e, quando chover, as pessoas não terão mais de conviver com esses dramas – afirmou o secretário de Obras, Hudson Braga.
Também estão sendo duplicados, drenados e pavimentados 800 metros no bairro Centenário e alguns trechos no bairro Pilar, que ainda dependem de algumas desapropriações e da retirada de postes da rede elétrica pela Light.
Iniciadas em agosto de 2005, as obras de recuperação e duplicação em toda a extensão da Avenida Kennedy representam um investimento de R$ 119,4 milhões, financiados com recursos do Tesouro Estadual e do empréstimo contraído junto ao Banco do Brasil, no âmbito do Programa de Melhoria da Infraestrutura Rodoviária e Urbana e da Mobilidade das Cidades do Estado (Pró-Cidades).
Formada pela junção da RJ-101 com a RJ-105, a Avenida Presidente Kennedy, oficialmente rebatizada de Leonel de Moura Brizola, já conta com 86% de terraplanagem, 87% de drenagem e 97% de pavimentação, além da três pontes novas e restauração de outras três.

 

Informações da equipe do RJ Notícias:

Segundo informações de moradores, as obras não estão trazendo grander resultados, pois em entrevista a alguns moradores, tivemos informações de que a pista não está 100% transitável. Como exemplo podemos citar que há um trecho do bairro de Jardim Gramacho que existem crateras enormes na pista, diga-se de passagem que esses buracos são bem próximos das borracharias e mecânicos.

Pelo que podemos entender, essa pista pode até ter a sua obra finalizada, porém será um problema que nunca será resolvido.

Moradores reclamaram também do transtorno que causa essa obra, pois nos 2 sentidos da pista sempre se forma uma fila imensa de carros e ônibus que duplica o tempo de viagem dos passageiros. Ouvimos casos de moradores que já perderam horários de consulta médica, outros que chegaram diversas vezes atrasados ao trabalho e outros também que tendo condições financeiras trocaram as conduções via Presidente  Kennedy e seguiram caminho pela Rodovia Washington Luís para evitar o transtorno do engarrafamento da Kennedy.

Ouvimos também moradores indignados com tantas verbas que foram liberadas para as obras da Avenida e que até hoje não foram vistos grandes resultados. Nos disseram que foram muitos milhões para a melhoria da estrada no tempo de mandato de vários prefeitos que já entraram e saíram em meio a todos esses anos que a estrada encontrava-se em obra.