
É enganosa a afirmação do presidente Jair Bolsonaro (PL) quando ele diz que criou o Pix.Embora o Pix tenha sido lançado em novembro de 2020,na atual gestão,o Pix pagamento instantâneo começou a ser preparado no período do governo de Michel Temer (MDB) em 2018,e foi desenvolvido pela equipe técnica do Banco Central,O Banco Central tem autonomia e não sofre interferência do Executivo para fazer seus projetos.
Quando o presidente Jair Bolsonaro (PL)foi abordado por um apoiador sobre o modelo de pagamento pela primeira vez em 2020, Bolsonaro demonstrou desconhecimento, acreditando que o termo Pix se tratava de algo relacionado à aviação civil. Seis meses após a sua implantação o presidente ainda não tinha usado o pagamento instantâneo.
Com bom desempenho no mercado, o Pix tem sido associado a Bolsonaro por aliados do governo, porém o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), em nota, aponta que o presidente, de certo modo, criou dificuldades para sua implementação. A entidade ressalta o trabalho técnico dos servidores e critica o uso político, seja de grupos da situação, seja da oposição.
Também é enganosa a alegação de que o Pix tira bilhões dos bancos decorrente da cobrança de tarifas. Mesmo com a criação do novo modelo de pagamento, as instituições financeiras seguem lucrando. Em 2021, o primeiro ano com operação completa do Pix, a perda de receita com taxas foi menor que 2%, sobre um lucro recorde de R$ 81,6 bilhões – o maior em 15 anos.
.