Noticias

Candidatos barrados por lotação no Enem podem pedir reaplicação


Candidatos que foram barrados no 1º dia do Enem 2020 no último domingo, 17, poderão comparecer ao 2º dia de provas neste domingo, 24, ou pedir a reaplicação das duas datas do exame, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova.

Em ao menos 11 dos 14.447 locais de aplicação, candidatos foram barrados porque as salas estavam lotadas e não era possível garantir o distanciamento. O número é um balanço do Inep.

Segundo o governo, os casos ocorreram em seis cidades – Curitiba, Londrina, Florianópolis, Canoas, Caxias do Sul e Pelotas-, mas há relatos de mais ocorrências além daquelas registradas inicialmente.

Segundo o MEC, os candidatos barrados não precisam pegar nenhum comprovante para confirmar que foram impedidos de fazer a prova. O índice de abstenção ficou em 51,5%, o maior da história. Uma série de ações judiciais questionou a segurança da realização do Enem em meio à alta de mortes e casos por Covid.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que a realização em meio à pandemia foi “um sucesso” e “algo vitorioso”.

Um dia após o primeiro domingo de Enem, a Defensoria Pública da União pediu o adiamento do 2º dia e remarcação da prova para quem faltou ao 1º dia.