Noticias

Será realizada na próxima quinta (14/03) a Ação de Cidadania para mulheres no Largo da Carioca

viole

 

Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, a Rede de Serviços de atendimento às mulheres em situação de violência do município do Rio de Janeiro vai realizar nesta quinta-feira, 14, de 10h às 17h, no Largo da Carioca, o evento Mulher – Poder Público Presente.

Diversas instituições que compõem a Rede de Serviços estarão reunidas em um único evento para prestar orientação e atendimento às mulheres sobre seus direitos, numa ação de divulgação dos serviços disponíveis para as mulheres no enfrentamento da violência doméstica e familiar.

Além das mais de 10 tendas que abrigarão as instituições, também haverá veículos de atendimento itinerante da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Delegacia Especial de Atendimento da Mulher (DEAM) .
Na parte cultural, a Feira das Yabás, as Mães Rainhas, virá de Oswaldo Cruz e trará para o Largo da Carioca a gastronomia afrobrasileira carioca; exposição e venda de produtos das mulheres em situação de violência atendidas pelos Centros de Referência de Mulheres da Maré e Casa Abrigo, oficina de restauração de documentos, como certidão de nascimento e carteira de identidade, com associação Restaurart e a Bateria Feminina da Escola de Música Vila Lobos- Fina Batucada (das 15h30 às 16h30).

O evento será em parceria com Defensoria Pública, através do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência da Defensoria Pública (Nudem); Centro de Referência de Mulheres da Maré – UFRJ; Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio; Ministério Público; Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, através da Subsecretaria Estadual de Políticas para as Mulheres – SP Mulheres-RJ; Secretaria de Segurança Pública, através das Delegacias de Atendimento à Mulher ; Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Município do Rio de Janeiro; Secretaria Estadual de Saúde; – Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil; Tribunal de Justiça do Estado do Rio, através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

 

Sobre a Rede de Serviços de Atendimento à Mulher:

A Rede Capital existe desde 2007 e atualmente é formada por instituições do poder público. Por ser uma rede, não há hierarquias e está em contínua expansão. Por questões organizacionais, é coordenada pela Coordenação da Rede de Serviços de Atendimento à Mulher, da Subsecretaria Estadual de Políticas para as Mulheres – SP Mulheres-RJ. O objetivo da Rede é articular e integrar a atuação das diversas instituições que defendem os diretos das mulheres, seja na esfera judicial, social, psicológica e médica, proporcionando atendimento humanizado, suporte para reestruturação e o exercício da
cidadania.