Noticias

Balanço do TAC da REDUC será realizado pela Secretaria do Ambiente

reduc

Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, participam de uma coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (13/3), sobre o balanço da primeira etapa de cumprimento das ações previstas no TAC da Reduc, o maior Termo de Ajustamento de Conduta ambiental assinado até agora no Brasil, no valor de R$ 1,08 bilhão.

Em pouco mais de um ano de cumprimento do TAC, a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense, já promoveu avanços, sendo alguns expressivos. Minc e Marilene vão detalhar as principais ações previstas para o primeiro período de realização do TAC e o percentual de execução de cada uma.

Com 54 ações que precisam ser cumpridas ao longo de seis anos, o TAC da Reduc tem como objetivo geral a redução de 80% das emissões atmosféricas poluentes e de 70% dos efluentes contaminados orgânicos e oleosos despejados na Baía de Guanabara.

O TAC da Reduc faz parte das iniciativas previstas no Plano Guanabara Limpa, do Governo do Estado, que visa a atingir a se alcançar a meta de 80% de saneamento da Baía da Guanabara até 2016, quando da realização das Olimpíadas do Rio.

As ações ambientais que precisam ser cumpridas pela Reduc – a maior empresa poluidora da Baía de Guanabara – foram determinadas em função dos resultados de uma auditoria ambiental realizada na refinaria da Petrobras.