A escola de cinema Darcy Ribeiro vai ter que deixar até sábado o prédio que ocupa há mais de 20 anos no Centro do Rio. O edifício pertence aos Correios e, por determinação da Justiça, ganhou o direito de tomar posse imediata do imóvel.
“A escola de cinema Darcy Ribeiro oferece cursos na área do áudio visual de direção, roteiro, montagem, produção e diversos cursos livres, ela tem compromisso com a cultura brasileira, com a formação e qualificação de profissionais para o setor audiovisual”, afirmou a coordenadora pedagógica Ziza Dourado.
Em dezembro de 2018, a escola de Cinema Darcy Ribeiro foi declarada Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do estado do Rio de Janeiro.
A desocupação faz parte do projeto do Governo Federal de privatização dos Correios. O objetivo da empresa é transformar o edifício onde a escola fica na sede estadual dos Correios.
“Nós tivemos que nos mobilizar com os advogados e tentar responder, passamos todo o período da Covid cuidando dessa questão judicial. No fim, com todos os mandados de segurança, a escola perdeu”, disse a diretora e fundadora do espaço, Irene Ferraz.
Os Correios argumentam que o contrato expirou em 2011 e que está solicitando a devolução do edifício desde abril de 2019. Em relação ao imbróglio judicial, não cabe mais recurso.