Noticias

Plano Brasil sem Miséria tem suas medidas anunciadas pela União

 

 

Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, o vice-governador Luiz Fernando Pezão representou o governador Sérgio Cabral, na última terça-feira (19/02), em cerimônia de anúncio de medidas do Plano Brasil Sem Miséria, em Brasília. No evento, que ocorreu no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que a partir de março mais 2,5 milhões de pessoas deixarão a extrema pobreza, do ponto de vista da renda. De acordo com o governo federal, a ação fará com que suba para 22 milhões o número de cidadãos que transpuseram a linha da extrema pobreza desde o lançamento do plano, em 2011.

O Rio de Janeiro foi o pioneiro no Brasil a estruturar um plano estadual de superação da pobreza extrema, o Rio Sem Miséria. Desde a implantação, em junho de 2011, a iniciativa tirou mais de 1 milhão de pessoas da pobreza extrema por meio da transferência de renda. As famílias que fazem parte do programa são identificadas pelo Cadastro Único Nacional, caracterizadas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa visa ampliar a perspectiva de futuro dessas populações por meio do incentivo à permanência e à conclusão do Ensino Médio dos jovens de baixa renda, contribuindo para aumentar oportunidades de inclusão social e econômica.
O aumento do número de beneficiados pelo Brasil Sem Miséria só foi possível porque a União estendeu a todas as famílias extremamente pobres do Bolsa Família, independente de sua composição, o benefício que complementa a renda. Dessa maneira, permite que todos os seus integrantes superem o patamar de R$ 70 mensais. O investimento do governo federal, em 2013, será de R$ 773,7 milhões.

– Nesta sala já assinei vários atos, tive a honra de participar de importantes lançamentos e atividades para o Brasil, mas tenho certeza que nenhum deles tem a força simbólica e a marca histórica deste ato que hoje assino. Mais 2,5 milhões de brasileiros e brasileiras estão deixando a extrema pobreza. Por não termos abandonado nosso povo, a miséria está nos abandonando. Só pode celebrar um feito desta magnitude um país que conseguiu construir a tecnologia social mais avançada do mundo – disse a presidenta.

Dilma Rousseff agradeceu o apoio dos estados e municípios na identificação e inclusão de pessoas em extrema pobreza no Cadastro Único. A busca ativa, segundo ela, é um desafio.

– Somos, sobretudo, um time. Precisamos buscar a miséria invisível – afirmou Dilma Rousseff.