Noticias

Ator Harrison Ford visita projeto Morar Carioca Verde no Morro da Babilônia

 

O ator norte-americano Harrison Ford visitou na tarde de hoje (17) um prédio e instalações do Projeto Morar Carioca Verde, no Morro da Babilônia, na zona sul do Rio de Janeiro . Famoso principalmente por ter encarnado o herói Indiana Jones, o ator, de 70 anos, é um dos diretores globais da organização não governamental Conservation International, que luta pela preservação do meio ambiente e tem como um dos representantes no Brasil o economista Sérgio Besserman, que já foi diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ford assistiu a um vídeo sobre a construção dos prédios sustentáveis na comunidade, que deve receber 117 apartamentos do projeto até o início do ano que vem, segundo o secretário municipal de habitação, Pierre Batista. Em seguida, ele visitou um dos apartamentos. Pouco aberto à imprensa, ele foi sucinto ao comentar o que viu: “Espero que seja um sucesso e que traga benefícios para a comunidade”.

Os prédios estão sendo construídos para receber moradores da comunidade que estão sendo removidos de áreas de reflorestamento. Segundo o secretário, esses moradores também não dispunham de rede de água e esgoto, e receberão gratuitamente os apartamentos.

Acompanhado pela mulher, a atriz Calista Flockhart, e do enteado, Liam, o ator experimentou receitas orgânicas à base de cascas de frutas elaboradas por uma moradora da comunidade, e ficou admirado com a vista dos apartamentos, que devem começar a ser habitados em março: “É linda”, teria dito ao secretário de habitação.

Durante a visita, moradores da comunidade reclamavam que os carros que sempre eram estacionados no mesmo local tinham sido multados apenas por conta da presença do ator. Um grupo de religiosos aproveitou os holofotes trazidos pelo norte-americano para cantar louvores gospel em ritmo de samba e de marchinha.

Curiosos tentavam fotografar Hans Solo do filme Guerra nas Estrelas e conferir de quem se tratava. Depois da visita de Will Smith ao Vidigal, nesta semana, muitos achavam que seria ele o ator que visitaria a comunidade.

Harrison Ford veio ao Brasil para participar de uma conferência internacional de sua ONG em São Paulo, na quarta-feira (20). O ator aproveitou a viagem para ir ao sambódromo para o desfile das escolas de samba campeãs, e teria pedido à prefeitura e aos representantes da CI no Brasil para conhecer uma comunidade do Rio. O prédio do Morro da Babilônia foi indicado por ter sido a primeira obra pública do país a receber a certificação azul da Caixa Econômica Federal, de construção sustentável. O projeto inclui iniciativas como coleta seletiva, energia solar, captação de água da chuva e novas redes de água, esgoto e drenagem; contenção de encostas; reflorestamento; iluminação pública com LED; e asfalto feito com pneus triturados; entre outras ações.

Detalhes do modelo verde

Coletor solar: As moradias vão usar energia solar para o aquecimento de água.

Sensores de presença: As áreas de circulação terão sensores, que apagam a luz quando o local está vazio.

Lâmpadas: Serão usadas lâmpadas de baixo consumo, que ajudam a economizar eletricidade.

Estrutura: A construção tem estrutura metálica reciclada e vedação externa de placa de cimento, que gera menos desperdício.

Janelas: Vidros e venezianas nas janelas permitem o máximo aproveitamento da luz e da ventilação naturais.

Medidores: Medidores individuais de água, gás e energia geram uma economia no consumo.

Coleta seletiva: As edificações terão um local destinado à separação de lixo por categoria.

Água sem desperdício: Serão instalados um sistema de captação de água da chuva e torneiras e vasos sanitários econômicos, que gastam menos água.

Fonte  Agência Brasil