Noticias

Polícia procura homem que matou onça em Magé

Policiais da 65ª DP (Magé) estão procurando um homem que causou indignação nas redes sociais, ao aparecer posando ao lado de uma onça-parda suçuarana morta, num trecho do Parque Nacional da Serra dos Órgãos que fica em Magé. A polícia já sabe que o suposto caçador é conhecido como Pará. Ele filmou a cena. De acordo com o Código Penal, se o abate for comprovado, a previsão é de detenção de seis meses a um ano e multa. No ano passado, duas pessoas que cometeram esse tipo de crime tiveram que pagar R$ 743 mil de indenização. Esse felino é considerado espécie em extinção no Brasil, segundo o Ibama.

“Aí galera, vocês falam que no mato não tem onça. Aqui ó, o que o tenente Parazin (como o próprio caçador se intitula) fez aqui. Oito horas da noite, a onça passou, ficou (na minha frente) e se fodeu. E quantas tiver, se fode (sic) mais ainda”, diz o suposto caçador no vídeo que viralizou na internet.

É possível ouvir ao fundo o comentário de um segundo homem. Ele diz que a onça morreu com “um tiro só” e, ao fim da gravação, sussurra: “Tira foto”. Uma terceira pessoa acrescenta: “É um luxo, nós vamos comer a carne dela”.

O Disque Denúncia (2253-1177) informou que, até o fim da tarde de ontem, a central tinha recebido apenas uma ligação sobre o caso. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente de Magé, Luciano da Cruz, as buscas pelo homem começaram há três dias, na última terça-feira.

Os caçadores que foram multados no ano passado tinham cometido o crime no trecho da floresta da Mata Atlântica de Santa catarina. À época, os envolvidos não chegaram a ser presos.