
O planejamento de políticas públicas para o setor agrícola do estado no biênio 2013/2014 terá foco em ações voltadas para a mobilidade rural e infraestrutura. O trabalho apresentado pelo secretário de Agricultura, Christino Áureo ao governador Sérgio Cabral, nesta quarta-feira (06), tem como estratégia de atuação cinco eixos principais: Programas Estradas da Produção, recomposição de encostas, saneamento rural, infraestrutura produtiva e social.
Na ocasião, o secretário destacou que em 2012 foram recuperados 6, 8 mil quilômetros de estradas vicinais beneficiando 23.478 produtores rurais.
– Queremos ampliar o projeto Estradas da Produção, que hoje conta com 21 patrulhas mecanizadas atuando em todo o estado. O objetivo é obtermos maior eficácia e agilidade nas ações. Com a implantação dos programas de saneamento rural e de moradias, por exemplo, estaremos transformando os municípios do interior em um lugar melhor para se morar e investir. Queremos uma população rural mais sadia e satisfeita. Estas ações, com certeza, também irão contribuir para o aumento da produção de alimentos em nosso estado – avaliou.
Christino Áureo acrescentou ainda que, em 2012, além do trabalho nas estradas vicinais, as patrulhas mecanizadas executaram serviços de recuperação de 3.728,5 hectares de lavouras em 31 municípios, beneficiando 12.083 produtores rurais.
Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio