
Prefeitura do Rio de janeiro dará início ao processo de licitação para a contratação de serviços de conservação de 340 monumentos da cidade do Rio de Janeiro, que ficará no valor estimado de R$ 1.199.866,22. Este será o maior valor já pago por um contrato do gênero realizado pela prefeitura. Todo o processo está previsto para ser concluído até o final do mês de julho. Os serviços especializados a serem executados, sob a orientação da Gerência de Monumentos e Chafarizes, serão de limpeza dos monumentos com a remoção de sujeiras das fezes de pombo, de velas, cartazes e principalmente pichações. O trabalho inclui ainda o tratamento de peças pintadas que sofreram desgaste pelo tempo e de peças de bronze com paraloid (um revestimento especial que protege a obra).
As obras que serão beneficiadas por este novo contrato estão: o Portão do Mestre Valentim, no Passeio Público (Centro), o Chafariz da Praça XV de Novembro (Centro), o Monumento a Pedro Álvares Cabral (Largo da Glória), o Monumento a São Cristóvão (Irajá), e o Monumento do Pepe Lopes (Barra da Tijuca), muitos deles tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.
“Com esse novo contrato a Prefeitura passará a dispor de condições adequadas para manter e preservar o maior acervo de monumentos ao ar livre da América Latina, que contam grande parte da História do Brasil.” – disse o secretário de Conservação, Carlos Roberto Osorio.