
Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, o primeiro dos 110 novos camarotes que estão sendo construídos no Maracanã está pronto. O espaço, aberto à visitação pública no setor leste da arquibancada, foi preparado para servir de modelo. O camarote tem em média 80 metros quadrados, sendo 40 de área interna e o restante de área externa, separadas por um vidro blindex.
O interior é climatizado e conta com banheiro próprio, uma bancada de granito com pia e uma sala de estar, que pode ser mobiliada ao gosto do futuro proprietário. Em frente, ao ar livre, há uma área exclusiva equipada com cerca de 25 cadeiras especiais e confortáveis. Além disso, os usuários poderão chegar aos camarotes através de elevadores e lounge próprios.
Os camarotes se situam nas áreas centrais da arquibancada. Uma parte ocupará o terceiro pavimento do lado oeste e o restante em dois andares do lado leste. As diferenças para os antigos camarotes são notórias: maior visibilidade – os atuais estão a 80 metros de distância do campo, enquanto os antigos ficavam a 190 – e mais interação com o restante do público, pois os anteriores eram fechados, como ressaltou o presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno Júnior, responsável pelo projeto de modernização do estádio que está sendo preparado para a Copa do Mundo e Olimpíadas.
– Enquanto os antigos pareciam um aquário, os atuais serão abertos, permitindo ao torcedor sentir toda a vibração dos torcedores na arquibancada – afirmou Ícaro Moreno.
Mas, o novo Maracanã também proporcionará muito mais conforto aos demais frequentadores em dia de eventos. Além de uma cobertura nova, que protegerá mais de 95% da torcida, o novo estádio receberá até o fim de janeiro cinco tipos diferentes de cadeiras, com nove tonalidades de azul, amarelo e branco. Elas serão distribuídas entre arquibancada, cadeiras especiais, cadeiras premium, camarotes e tribuna de honra. Todas as cadeiras são confortáveis, retráteis e com uma distância de 50 centímetros entre elas.
Sem falar em restaurantes amplos e lojas distribuídas em vários pontos do complexo, os torcedores disporão ainda de 60 bares, nos cinco pavimentos, o que representa mais do que o dobro dos 24 que existiam. E, também ao contrário do antigo Maracanã, eles ficarão bem próximos aos banheiros que agora serão em número de 231 – do total, 67 serão destinados aos portadores de necessidades especiais.
Todos já foram construídos e agora estão recebendo pisos, revestimentos em pastilhas e bancadas. Cada banheiro é revestido em pastilhas azuis e gelo e na entrada há dois bebedouros e duas lixeiras. Em seguida, um espaço com dois portas papéis-toalha, fraudário e uma bancada de pias. Na segunda dependência, estão os mictórios e sete cabinas com vasos sanitários.