
O velório do corpo do arquiteto Oscar Niemeyer no Palácio do Planalto começará às 15h. O corpo do arquiteto será levado para o Aeroporto Santos Dumont às 13h o cortejo será escoltado pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro, de onde seguirá em vôo fretado para Brasília e chegara à Base Aérea de Brasília às 14h20. Antes de chegar ao palácio, haverá um cortejo de aproximadamente 40 minutos, acompanhado pela cavalaria dos Dragões da Independência, na chegada ao Palácio do Planalto, o corpo de Niemeyer será recebido pela presidenta Dilma Rousseff junto com a guarda dos Dragões da Independência, que acompanhará o velório aberto a autoridades e parentes até as 16h. Entre 16h e 20h, o velório será aberto ao público de acordo com informações da Presidência da República.
Depois, o corpo volta para o Rio de Janeiro, onde será velado no Palácio da Cidade sede da prefeitura do Rio. O enterro do arquiteto está previsto para amanhã (07/12) no Cemitério São João Batista, em Botafogo. O horário ainda será definido.
Oscar Niemeyer morreu na noite de ontem (05/12), no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro, vítima de complicações renais e desidratação. Por causa de uma infecção respiratória, o arquiteto, que estava na unidade intermediária do hospital, ficou sedado e respirando com auxílio de aparelhos. Niemeyer morreu às 21h55. Ele completaria 105 anos no próximo dia 15.
A missa de corpo presente do arquiteto Oscar Niemeyer durou 20 minutos, na capela do Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro. A missa foi celebrada na manhã de hoje (06/12) pelos padres Jorjão, da Igreja Nossa Senhora da Paz, e Omar Raposo, da Paróquia Cristo Redentor, ambas na zona sul, e teve a presença apenas de parentes e amigos.
A neta do arquiteto, Ana Lúcia, disse que o avô, apesar de ateu, sempre pedia para que fosse celebrada uma missa quando algum conhecido ou parente morria.