
Os motoristas que circulam em vias do vão precisam redobrar a atenção se não quiserem ser multados com multas de até R$ 1,5 mil no período de 25 de julho a 22 de agosto.A faixa foi criada para facilitar o tráfego das delegações, chefes de estado, árbitros, dirigentes e atletas, durante a Rio 2016, a prefeitura do Rio criou o sistema de faixas olímpicas, onde os veículos autorizados poderão trafegar. A implantação dos três tipos de faixas será feita em duas etapas, uma no dia 25 e outra no dia 31.
“Todos os veículos da família olímpica terão as placas cadastradas no sistema. Se o radar identificar uma placa como não pertencendo à família olímpica, o veículo é multado”, explica Joaquim Dinis, diretor de Operações da CET-Rio.
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) entrou com uma ação civil pública para tentar impedir que a Prefeitura possa aplicar multas de R$ 1,5 mil aos motoristas que trafeguem nas faixas olímpicas. De acordo com o MPRJ, o decreto que instituiu a penalidade é ilegal e inconstitucional.
A faixa olímpica , terá a cor verde. A faixa olímpica “Prioritária” é onde os veículos da família olímpica compartilham o tráfego com os ônibus e os táxis.(Veja no mapa todas as faixas olímpicas).No acesso ao Aeroporto Tom Jobim, a faixa “Prioritária” utilizará os dois sentidos do corredor BRT, ficando o tráfego liberado para veículos em ambos os sentidos na Ponte do Galeão. A Avenida Niemeyer, na Zona Sul da cidade, será faixa “Prioritária” nos dois sentidos, podendo passar pela via apenas os veículos olímpicos, moradores do Morro do Vidigal, hóspedes dos hotéis do local e ônibus regulares.
As avenidas Rodrigues Alves, Lauro Sodré, Infante Dom Henrique, General Justo, Alfred Agache, Armando Lombardi, Ministro Ivan Lins, Ayrton Senna, Embaixador Abelardo Bueno, Américas, Salvador Allende, Bento Ribeiro Dantas, Governador Carlos Lacerda (Linha Amarela) e Nações Unidas, além do Túnel do Joá, Ponte da Joatinga, Ponte sobre o Canal de Marapendi, Túnel de São Conrado e via Transolímpica terão faixas “Dedicadas”.
