
Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, com a fase de obras físicas concluída, o Maracanã se prepara para se transformar em um dos estádios mais modernos do mundo. O Templo do Futebol contará com um número ainda maior de equipamentos de última geração, entre eles aparelhagem de som e câmeras de segurança.
Entre as diferenças do antigo para o futuro Maracanã está o percentual de assentos da arquibancada cobertos, cerca
de 76 mil dos mais de 79 mil lugares. Com a nova cobertura, que ganhará nos próximos dias a estrutura metálica que vai
sustentá-la, 95% das cadeiras serão protegidas de sol e chuva. Antes, eram menos de 40%.
– Estamos com 75% da obra concluída e trabalhando intensamente para entregar o estádio em perfeitas condições.
Teremos um grande desafio pela frente: o içamento e a montagem da nova cobertura, que é inédita no país – explicou Ícaro Moreno, presidente da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (Emop), responsável pela reforma da arena junto com o Consórcio Maracanã Rio 2014.
Na reforma do estádio, a acessibilidade também é prioridade. Antes com apenas duas rampas de acesso, o Maracanã receberá mais quatro, totalizando seis. A recuperação das duas rampas monumentais já está em estágio avançado. Os espectadores contarão ainda com 16 elevadores, de uso exclusivo para cadeirantes, no lugar dos três que já existiam.
O número de equipamentos de som e de câmeras de segurança é o mais expressivo, com aumento de 350 para 3.860 alto-falantes e de 60 para 314 câmeras. Os telões espalhados pelo Maracanã dobraram, passando de 2 para 4. Já as
TVs LCD são novidades na arena esportiva: serão 360 monitores de TV de 42 polegadas. O Templo do Futebol também ganhará ares de montanha, com 36 mil metros quadrados de área refrigerada. Antes, apenas salas possuíam os equipamentos. O sistema de refrigeração já está sendo instalado.