
As provas de corrida, saltos e lançamentos fazem parte das competições olímpicas desde os Jogos da Antiguidade, e são consideradas uma das manifestações esportivas mais antigas da humanidade. Presente no programa olímpico desde a primeira edição da Era Moderna, em 1896, em Atenas, o atletismo é um dos esportes mais tradicionais das Olimpíadas. A participação das mulheres acontece desde 1928, em Amsterdã.
Atualmente, é a modalidade que confere o maior número de medalhas: 141, sendo 47 de ouro. No Rio 2016, serão dez dias de disputas, começando no dia 12 de agosto e seguindo até o dia 21 do mesmo mês. O Estádio Olímpico, o Pontal e o Sambódromo sediarão as provas do atletismo. São quatro tipos de prova: de pista (provas de velocidade, com barreiras, de revezamento, de meio-fundo e de fundo), de campo (saltos, lançamentos e arremesso de peso), de rua (marcha atlética e maratona) e combinadas (decatlo e heptatlo).
Desde a rapidíssima corrida de 100 metros rasos, concluída em menos de dez segundos até eventos longuíssimos, como os 10 mil metros, que demora mais de 27 minutos para terminar. Numa prova com esta, os atletas dão 25 voltas na pista oval de 400 metros.
Enquanto os corredores se empenham nas raias, dentro do gramado do estádio do Engenhão ocorrerão as chamadas “provas de campo”: os saltos, seja ele em altura, em distância, triplo ou com vara e os arremessos, que podem ser de peso, de martelo, de disco ou de dardo. O objetivo é lançar os apetrechos o mais longe possível.
(Fonte Portal EBC)