
A juíza Ana Cecília Argueso, da 6a Vara de Fazenda Pública da Capital, negou, nesta terça-feira (15), pedido de liminar de reintegração de posse feito pela reitoria da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O objetivo do pedido era garantir que as aulas na instituição pudessem ser retomadas nesta quarta-feira, apesar do prédio da universidade estar ocupado por estudantes desde o final de novembro.
Em sua decisão, a juíza afirmou zelar pela integridade física dos estudantes envolvidos na ocupação da universidade e remeteu a questão ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A decisão gerou alívio, conforme afirma a presidente do sindicato dos professores da universidade, Lia Rocha.
Estudante de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Uerj, Roberto Morato também comemorou a decisão da Justiça. Um dos artistas participantes do Festival Ocupa Uerj, realizado nesta terça-feira na Concha Acústica do campus Maracanã, Moraes Moreira também saudou a decisão judicial.
Procurada, a assessoria de imprensa da Uerj não deu nenhum retorno até o fechamento desta reportagem. Apesar da presença de policiais a cavalo num dos portões da universidade, a decisão judicial garantiu um clima de tranquilidade aos participantes do Festival Ocupa UERJ. No fim das contas, ficou o convite que os artistas Teresa Cristina e Moraes Moreira fizeram do palco do evento.
(Fonte EBC)