Noticias

Venda de ilhas no Pará por site canadense é investigado pelo Ministério Público

18040_2_L

Ilha Geraldo

A venda de ilhas no Pará por meio de site na internet é investigada pelo Ministério Público Federal (MPF). As duas propriedades colocadas a venda ficam nos municípios de Salinópoles e Marapanim, e pertecem a União.

De acordo procurador da República Alan Mansur, esta prática é ilegal, conforme a Constituição Brasileira, pois ilhas são bens da União e não pode ser passível de venda. “Ilhas podem utilizadas pela coletividade, como praias, por exemplo, mas não podem ser apropriadas por particular”, disse o procurador.

A empresa canadense especializada em venda e aluguel de ilhas no mundo inteiro Private Islands Online oferece propriedades brasileiras em seu catálogo de aproximadamente duas dezenas de opções,onze destas ficam no Rio de Janeiro. Os preços partem de US$ 250 mil e chegam até R$ 20 milhões, dependendo da localização, do tamanho, e do “grau de desenvolvimento da região”. Os valores mais baixos são de propriedades sem qualquer tipo de infraestrutura e com acesso mais difícil. Para atrair o interesse de compradores aos locais inóspitos, a Private Islands sugere a construção de resorts ecológicos que, a tarifas normalmente mais altas que as médias de hotéis, oferecem a “união entre o conforto e a natureza”.