
Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, o projeto para transformar o Maracanã em um grande complexo esportivo e de entretenimento deu mais um passo nesta segunda-feira (22/10). O Governo do Estado publicou no Diário Oficial a convocação para a audiência pública que vai discutir o modelo de concessão. O contrato terá duração de 35 anos e deverá ser assinado no início de 2013. O investimento previsto para o futuro concessionário é de R$ 469 milhões, que não poderá mudar o nome do estádio. Para garantir a utilização do complexo por todos os times, o edital proíbe a participação de clubes de futebol.
As intervenções no Complexo do Maracanã incluem a instalação de duas mil vagas de estacionamento; criação de área com bares, restaurantes e lojas; a modernização do Maracanãzinho; e a construção do Museu do Futebol. Para garantir a readequação da área, o edital prevê também a demolição do Estádio Célio de Barros e do Parque Aquático Júlio de Lamare e a reconstrução dos dois centros de treinamento em área próxima; e a demolição do antigo Museu do Índio.
– As intervenções de obras estão colocando o Maracanã em um padrão internacional exigidos pela Fifa em relação à visibilidade, conforto, acessos e tempo de evacuação do estádio. Ele foi construído numa concepção de mais de 50 anos atrás. Hoje em dia, os grandes estádios do mundo inteiro não são apenas estádios de futebol, eles são grandes complexos de entretenimento, em que se agrega lazer para os frequentadores, lojas, e espaços de alimentação de qualidade – explicou o secretário da Casa Civil, Regis Fitchner.
Além dos investimentos, o consórcio vencedor da licitação deverá pagar outorga anual de cerca de R$ 7 milhões para o Governo do Estado. As obras deverão ser iniciadas depois da disputa da Copa das Confederações, em junho do ano que vem. Para isso, a audiência pública está marcada para o dia 8 de novembro, no Galpão da Cidadania, na Saúde. Depois, o Governo aguarda os dez dias úteis previstos pela lei para então publicar o edital de licitação.
Os novos centros de treinamento de atletismo e esportes aquáticos serão construídos em um terreno do Exército do outro lado da linha do trem, em frente ao complexo, até 2014. Eles contarão com salas de ginástica, vestiários, e ambulatórios médicos. A previsão é que os estacionamentos e praças de lazer do Maracanã estejam prontos para a Copa do Mundo. Todas as intervenções devem ser concluídas em 2015.
O secretário da Casa Civil destacou que as cadeiras cativas do Maracanã serão mantidas, mas lembrou que, como o estádio foi completamente repaginado, não é possível garantir a localização exata anterior. Por isso, os donos serão convocados em breve para conhecer os novos espaços destinados às cadeiras. – Para manter o conceito de igualdade entre todos os proprietários, faremos um sorteio das cadeiras cativas. Para isso, contaremos com o apoio da Loterj e logo divulgaremos como essa definição será feita – garantiu.