
Usuários dos trens da SuperVia tiveram que descer dos trens e caminhar sobre a linha férrea após um incidente na altura da Estação Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na manhã desta quinta-feira (16).
De acordo com a concessionária, os trens que seguiam em direção à Estação Central do Brasil, na região central da capital, pararam na estação da Baixada por causa de um problema de sinalização da via por volta de 7h30.
Pelo menos duas pessoas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Muitos usuários invadiram os trilhos e colocaram pedaços de madeiras e pedras no caminho.
Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) abriu um boletim de ocorrência para apurar as causas de um problema de sinalização que afetou a operação nos ramais de Saracuruna, Guapimirim e Vila Inhomirim.
Técnicos da agência reguladora foram deslocados para o local da ocorrência para dar início ao trabalho de apuração. A Agetransp também vai avaliar o atendimento prestado aos usuários pela concessionária SuperVia e os procedimentos adotados para o restabelecimento da normalidade na operação. A concessionária poderá ser multada.
Segundo o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, o problema estava resolvido às 10h05. Ele afirmou que era necessário os usuários desocuparem a linha férrea para a circulação voltar ao normal.
“O governo do estado determinou absoluto rigor na apuração das causas deste incidente e punição severa da concessionária, já que milhares de passageiros da Baixada Fluminense foram prejudicados”, disse Osório.
