
O aumento do número de caxumba no Estado do Rio, que saltou de 561 durante todo o ano de 2014 para 606 até o início de julho de 2015, preocupa pais e alunos de colégios do Rio. Na terça, uma jovem foi enterrada e a Secretaria Municipal de Saúde investiga se a morte foi causada por complicações da doença.
Sintomas da doença
A caxumba é uma infecção que se manifesta principalmente em crianças e adolescentes durante o inverno. A doença é causada por um vírus presente em secreções transmitidas pela saliva, por tosse ou por espirros e que ataca as glândulas salivares perto do ouvido e do maxilar, causando inchaço nessas regiões.
Entre os principais sintomas estão febre, calafrios, dores de cabeça, dores musculares e fraqueza. Nos casos mais graves pode causar surdez, meningite e até levar à morte.
Em todo o estado já há registros de 66 surtos da doença em Nova Igaçu, Niterói e no Rio. Na capital, os casos se concentram principalmente na Barra da Tijuca, na Zona Sul da cidade e no Centro.
A Secretaria Municipal de Saúde já identificou no Rio mais de 30 locais que estão com o surto da caxumba. A vacina é a melhor forma de prevenção. Muita gente não sabe ou não se lembra se já esteve em um posto de saúde para se proteger da caxumba, mas na dúvida qualquer um pode se vacinar de novo.
Vacina
Com um ano de idade a pessoa deve ser vacinada pela primeira vez e com 15 meses, pela segunda. Quem tem até 19 anos de idade e não sabe se foi vacinado, deve tomar as duas doses com intervalo mínimo de um mês entre elas. Quem tem mais de 19 anos é vacinado apenas uma vez. As grávidas não podem ser vacinadas.
13/02/16
Minha neta tem 12 tomou as duas dozes e esta com caxumba. Não tem febre so inchaço no rosto do lado esquerdo e dor. Passou em 3 dias e o medico pediatra disse que ela ja pode ter vida normal mas não me convenceu