
A nova febre que toma conta das redes sociais são videos com a brincadeira Charlie Charlie Challenge, que consiste em cruzar dois lápis ou caneta em uma folha de papel com respostas sim ou não. De acordo com a brincadeira o demônio de Charlie Charlie responderia as perguntas das pessoas movendo o lápis como se fosse uma tábua de ouija, no mesmo modo da brincadeira do copo e da brincadeira do compasso.
Dezenas de pessoas estariam assustadas com os resultados e postado seus videos nas redes sociais com a hashtag#CharlieCharlieChallenge, fazendo a pergunta: “Charlie, Charlie! Você está aqui?”. O lápis supostamente se move em direção da respostas “sim ou não”. Pode-se, de acordo com a brincadeira, fazer qualquer tipo de pergunta cujas respostas devem conter somente as opções “sim ou não”.
O video é tão assustador que levou o Padre Stephen McCarthy, da Saints John Neumann and Mario Goretti Catholic High School , na Filadélfia, EUA, proibir seus alunos de fazerem a brincadeira ou incentivar outras pessoas a fazerem. De acordo com o padre, “o problema da brincadeira é que ela abre uma janela de oportunidades para o mal, que não são facilmente fechadas”.
O desafio teria origem em uma antiga tradição mexicana que convoca a visita de um demônio chamado Charly, que se demostra presente pelo movimento dos lápis em direção a palavra “sim”. Charly seria um ajudante do Diabo muito astuto, a espera de uma oportunidade para trazer as essências do mal para o nosso mundo, e para isso precisa ser evocado através da tal brincadeira do lápis.