
Segundo a Subsecretaria do Estado do Rio, foi publicado no Diário Oficial da última terça-feira (09/10) o decreto que institui o programa Estágio que Rende. A iniciativa é voltada para alunos da 2ª série do Ensino Médio Regular das unidades escolares da rede pública estadual. Um dos objetivos é propiciar o desenvolvimento de potencialidades dos alunos relacionadas ao mercado, funcionando como uma orientação vocacional e direcionamento ao Ensino Superior.
– Se um estudante pretende cursar a faculdade de Direito, ele pode estagiar na Procuradoria- Geral do Estado, por exemplo – disse o secretário de Educação, Wilson Risolia.
O projeto tem como intuito, ainda, incentivar ações voltadas à educação, ao trabalho e à cidadania, direcionadas para o empreendedorismo econômico e social. Os estudantes que participarem do programa receberão bolsa de estágio, auxílio-transporte e alimentação, além de seguros contra acidentes pessoais. O estágio terá validade limitada ao ano letivo em curso, que é a 2ª série do Ensino Médio, uma vez que na 3ª série o aluno deverá estar concentrado nas provas do Enem e nos vestibulares.
A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a Secretaria de Educação, os órgãos parceiros da administração do Estado e o aluno estagiário ou seu representante legal, conforme determinado na Lei Federal de Estágio nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.
A carga horária não poderá exceder quatro horas diárias e 20 horas semanais. O valor da bolsa será definido pela Secretaria de Educação, no último bimestre de cada ano. Para participar, é necessário que o aluno atenda aos seguintes requisitos: ter bom desempenho no Saerj (Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio); participar de pelo menos 2/3 das avaliações bimestrais; ter sido aprovado na 1ª série do Ensino Médio Regular; estar matriculado na rede pública de ensino e ser assíduo. Para o secretário de Educação, Wilson Risolia, a ação é fundamental.
– Fizemos uma pesquisa e percebemos que 90% dos alunos pretendem seguir os estudos no Ensino Superior. Isso faz parte do nosso objetivo de orientar o jovem para sua formação profissional – afirmou Risolia.
A implementação do programa será coordenada por um grupo gestor.