Noticias

UERJ determina retorno imediato das aulas no CAP

A Comissão Permanente de Carga Horária e Avaliação Docente (Copad) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) adotará medidas administrativas contra o diretor do Colégio de Aplicação da Uerj (CAp-Uerj), Lincoln Tavares. A decisão foi tomada após a constatação de falhas na gestão da unidade.

A deliberação foi unânime entre os membros do colegiado, composto por todos os sub-reitores de graduação, pesquisa e pós-graduação e extensão, e também pelos diretores dos centros setoriais da universidade.

Em reunião realizada nesta sexta-feira (27/3), a comissão concluiu que o CAp-Uerj tem professores em número suficiente para que as aulas de todas as séries sejam retomadas na próxima segunda-feira (30/3).

– A comissão definiu que as aulas têm que voltar, para todos os alunos, na segunda-feira. Não há motivos para que as aulas ainda não tenham sido retomadas. A situação do CAp não é diferente das outras unidades que compõem a Uerj, mas somente lá as aulas não foram iniciadas – afirmou Paulo Volpato, vice-reitor da Uerj que preside o colegiado.

O fato de o colégio ter funcionado durante todo o ano de 2014 com 111 professores e 90 substitutos – com uma média de 13,4 horas/aula semanal – pesou na decisão dos membros do colégio de exigir o funcionamento normal e solicitar a abertura de apuração interna.

Mais bem colocado entre as escolas estaduais no Enem do ano passado, o Colégio de Aplicação possui 131 professores e está recebendo mais 43 aprovados em concurso com dedicação de 40 horas/aula semanal.

A comissão informa ainda que, no segundo semestre do ano passado, o CAp-Uerj tinha 95 professores substitutos com uma média de 13,4 horas/aula.

Com base nos dados demonstrados acima, a comissão constatou a possibilidade de início imediato das aulas do ensino fundamental e médio do CAp-Uerj.​