Noticias

Rio entra em estágio de atenção após chuva forte

O município do Rio entrou em estágio de atenção no fim da tarde deste domingo (22/03). Uma hora depois já havia registro de ruas com pontos de alagamento em vários bairros da cidade. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, é recomendado que a população evite permanecer em áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos. Por volta das 19h, a Zona Norte da cidade sofria com chuva muito forte. O maior registro foi no Méier, com 24,0 milímetros de chuva.

Por volta das 20h, a chuva deu uma trégua. No entanto, os pontos de alagamento persistiam, de acordo com o Centro de Operações da prefeitura. As 20h45, o acúmulo de água interditava a Rua Professor Eurico Rabelo, desde a Avenida Maracanã. No local foi feito um desvio para auxiliar o trânsito. A recomendação é para que após o jogo entre Vasco e Flamengo, os torcedores façam a opção pelo transporte público. A liberação da rua ocorreu por volta das 22h, segundo o Centro de Operações.

Na Avenida Brasil, o trânsito era lento no sentido Zona Oeste. Havia ponto de alagamento na pista central, na altura do Canal do Cunha.

Segundo o Centro de Operações, até as 18h30 havia registro de muita chuva em vários pontos da cidade. Moradores de Botafogo relatavam nas redes sociais que diversas ruas ficaram alagadas, entre elas a Farani, a Voluntários da Pátria e a Praia de Botafogo. Por volta das 19h15, o Centro de Operações alertava motoristas para um bolsão de água, em Botafogo, no sentido Copacabana, na altura do Viaduto Santiago Dantas.

O Centro de Operações destacou que a Urca e Laranjeiras eram os bairros com maior registro de chuva até 18h30. Na Zona Portuária, o órgão informou que havia acúmulo de água em algumas vias, como na Praça dos Estivadores. Também há registro de chuva fraca em Guaratiba, Barra e Sepetiba.

Motoristas relataram que o trânsito ficou engarrafado no sentido Rio Comprido para a Lagoa, no acesso ao Túnel Rebouças. Na Lagoa, o carros diminuem a velocidade por causa das poças d’água na via.

O BRT Transcarioca registrou alagamento na altura de Olaria, Zona Norte da cidade. De acordo com a assessoria de imprensa do BRT, o tráfego dos veículos não foi interrompido pelo bolsão d’água. No entanto, o sistema operava com intervalos irregulares por causa da chuva forte.

Bolsões de água
De acordo com o Centro de Operações, a chuva provocou bolsões de água em vários bairros da cidade. Por volta das 19h30 o motorista encontravam alagamentos na Rua 24 de maio, altura da Rua Cônego Tobias; no Viaduto do Gasômetro, sentido Centro, altura da Linha Vermelha; na Rua da América, altura da Senador Pompeu, na Região Portuária e na Rua Borges Reis, altura da Dois de Fevereiro; Avenida dos Italianos e Rua Haddock Lobo, na Zona Norte.

Clássico interrompido no Maracanã
Por causa da chuva forte, o clássico entre Vasco e Flamengo no Maracanã teve de ser interrompido. Aos 22 minutos do primeiro tempo, com o campo completamente alagado, a arbitragem decidiu paralisar a partida por 30 minutos.

O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três. Ele foi declarado às 17h23 pela prefeitura devido à atuação de áreas de instabilidades, associadas à passagem de uma frente fria no oceano, que atuam sobre parte da cidade.

O domingo começou nublado no Rio. Choveu fraco em ao longo da manhã e tarde em diversas regiões. De acordo com o Alerta Rio, a previsão para as próximas horas é de pancadas de chuva moderada, ocasionalmente forte, acompanhadas de trovoadas.

Baixada Fluminense
A chuva forte por volta das 19h30 alagou ruas e casas do bairro Figueira, no 2º Distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O alagamento foi causado pela cheia do Rio Calombé, que corta pelo menos três bairros do município. De acordo com o comerciante  Edmilson Bastos, o rio costuma subir quando chove forte na região. Ele disse que a chuva neste domingo (22) durou cerca de 40 minutos.