
O PT divulgou em seu site que Geraldo Alckmin (PSDB) e a TV Globo tentou superestimar o público presente nas manifestações em São Paulo neste domingo (15).
Segundo o PT Coube ao Instituto Datafolha desmentir a informação. Segundo seu levantamento, o número de manifestantes presentes foi cinco vezes menor que o divulgado pelo governo do estado e ficou em cerca de 210 mil pessoas ao longo de todo o dia. os números oficiais, divulgados com ênfase pela imprensa e, principalmente, pela TV Globo, cerca de 1,5 milhão de pessoas teriam comparecido ao evento realizado na Avenida Paulista.
O PT insiste que estudo afirma que no auge da manifestação, o que aconteceu por volta das 16h, o público era de 188 mil pessoas.
O PT garante que na sexta-feira (13), a PM de Sao Paulo divulgou que cerca de 12 mil pessoas estiveram presentes ao ato, na tentativa de diminuir a manifestação promovida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e movimentos sociais em favor da democracia .
E a Datafolha demonstrou que 41 mil pessoas participaram da mobilização. Ou seja, o público foi mais de três vezes superior ao apontado pela PM.
O PT criticou o apoio da imprensa e da TV Globo as manifestações ao decorrer do dia deste domingo (15), “a cobertura parcializada da TV Globo, com equipes mobilizadas em praticamente todas as capitais, incentivou a participação dos manifestantes no evento. Outros órgãos de imprensa tiveram o mesmo comportamento. O apresentador Joseval Peixoto, da Rádio Jovem Pan, convocou manifestantes por meio dos microfones da emissora”.
(Agência PT de Notícias)