
O Jardim do Museu da República, no Catete, foi cenário de uma exposição diferente. A mostra Conexões de Olhares reúne mais de 200 fotos feitas por crianças e adolescentes de 12 comunidades pacificadas. As imagens mostram a cidade e o lugar onde vivem sob um ponto de vista diferente dos cartões-postais tradicionais.
A mostra, que fica disponível até o dia 3 de maio, reúne imagens das comunidades Santa Marta, Tabajaras, Mangueira, São Carlos, Formiga, Andaraí, Complexo do Alemão, Providência, Cidade de Deus, Macacos, Morro Azul e Borel.
Iniciativa do Sistema Firjan, por meio do programa Sesi Cidadania, a exposição é um presente ao Rio de Janeiro pelos seus 450 anos.
Os jovens, com idade entre 10 a 16 anos, participaram de oficinas de fotografia ministradas pela fotojornalista japonesa Hikaru Nagatake, que realiza em várias partes do mundo o Wonder Eyes Project. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver a criatividade de crianças e adolescentes por meio da fotografia. Com câmeras simples, eles retratam sua visão sobre a beleza do ambiente em que moram.
Um dos fotógrafos é o estudante Fabrício de Souza Sepúlveda, de 15 anos, morador do Andaraí. A experiência o marcou tanto que agora ele quer ser fotógrafo.
– Quando as pessoas olharem para as minhas fotografias vão sentir uma energia positiva – disse Fabrício.
Experiência aprovada
Morador do Morro Azul, Cleiton Sobrinho Macário, 13 anos, também participou do projeto Wonder Eyes, em 2013. Ele aprovou o curso e repetiu a oficina.
– Minha foto preferida é a do Cristo Redentor, que eu tirei em cima de uma laje. De lá, dá para ver o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana também – afirmou Cleiton.
Durante os domingos deste mês, o público também contará com shows musicais, sempre às 10h. O Museu da República fica na Rua do Catete, 153, no Catete.