Noticias

Condição carioca e Carioquice são bens culturais imateriais do Rio de Janeiro

O prefeito Eduardo Paes publicou decreto que declara a Condição carioca e a Carioquice bens culturais passíveis de registro como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro.

Na justificativa do ato, é lembrado que a condição carioca é um estado mental, espiritual, corpóreo, gestual e linguístico, antes de ser apenas o gentílico dos que nascem no município do Rio de Janeiro, permitindo que qualquer pessoa se converta em carioca, se assim o desejar.

O decreto foi publicado neste domingo (1/03), na edição histórica comemorativa dos 450 anos da cidade do Diário Oficial do Município. Outro decreto publicado nessa edição determina que decretos normativos e não normativos subsequentes incluirão, antes de sua numeração oficial, a palavra RIO como marco de um novo ciclo da cidade do Rio de Janeiro a partir do dia em que completa 450 anos de fundação.

Em outros dois decretos são a inscrição de 63 homenageados, escolhidos por votação, no Livro dos Heróis e Heroínas da Cidade do Rio, com lista especial de 15 nomes para apreciação futura e a listagem de 14 pessoas homenageadas com a Medalha 1º de Março, em reconhecimento da cidade pelo mérito pessoal, bons serviços prestados à cidade ou serviços dignos de especial destaque, valor desportivo ou cultural.