O Banco de Leite da Maternidade do Hospital Estadual Rocha Faria, recebeu, na última semana, o Certificado de Excelência em Bancos de Leite Humano, na categoria Ouro. É a primeira vez que a unidade ganha este título.
Um dos fatores que levou a unidade a ganhar a certificação foi o projeto Amigas do Leite. Criado em 2013, o serviço de coleta domiciliar ajudou a reduzir em 90% o consumo de leite industrializado no hospital. Quase 670 litros de leite já foram coletados, beneficiando 459 bebês. Cada litro doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia.
O prêmio, concedido pelo Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, patrocinado pela Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz, é entregue aos bancos que seguem padrões nacionais no manejo do aleitamento, levando em consideração a coleta, pasteurização e distribuição.
Compromisso com a assistência
Anualmente, os bancos de leite humano são avaliados e certificados de acordo com os critérios de excelência preconizados pela Rede Brasileira de Banco de Leite Humano.
Coordenador da maternidade, Juciney Pacheco enfatizou que este prêmio traduz a qualidade, o compromisso e a seriedade com que os profissionais do Banco de Leite desenvolvem suas atividades.
– Ser excelência em Bancos de Leite Humano na categoria Ouro, em uma unidade que acabou de receber o título inédito na rede estadual de saúde de Hospital Amigo da Criança e da Mulher, nos deixa gratificados. Também é um incentivo na busca constante da melhoria na assistência a ser prestada no hospital. Para nós é uma grande vitória – afirmou Juciney.