
A volta às aulas começa com uma novidade que irá fazer a diferença no ambiente de aprendizado dos alunos da Faetec. Aproximadamente 80% das unidades escolares da Rede passam a contar com ar-condicionado.
A Escola Técnica Estadual (ETE) República, com 106 anos de história, localizada em Quintino Bocaiúva, Zona Norte do Rio, passou por um estudo técnico para receber os mais de 170 aparelhos.
Nos próximos três meses, as unidades de Ensino Fundamental República, também localizada em Quintino, a Fundamental Visconde de Mauá e a ETE Oscar Tenório, ambas localizadas em Marechal Hermes, também receberão salas climatizadas.
De acordo com o presidente da Faetec, Wagner Victer, o grande desafio foi adaptar a estrutura das unidades, algumas centenárias, para receber os novos equipamentos.
– Por se tratar de um prédio antigo foi preciso preparar, ao longo de dois anos, um trabalho de aumento de carga com expansão de energia elétrica, alinhado ao suporte estrutural da unidade. Hoje, colhemos os frutos deste esforço coletivo – disse o presidente da Faetec, Wagner Victer.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, ressaltou que as novas unidades climatizadas são uma conquista.
– É muito gratificante saber que os alunos e professores, de uma instituição pública, poderão ter a mesma oportunidade dos de outras escolas particulares. Essa era uma reivindicação antiga de alunos e professores que melhorará ainda mais as condições de ensino – afirmou o secretário.