A Polícia Militar vai reforçar o policiamento em todo o Estado do Rio com 15,5 mil agentes e 3.332 viaturas a mais por dia de Carnaval. O esquema de segurança será implantado nesta sexta-feira (13/2) e permanecerá até sábado (21/2), exceto na sexta-feira (20/2).
O Sambódromo, principal local de desfile das escolas de samba, terá 457 policiais e 55 viaturas a cada dia de sexta a terça (13 a 17/2) e no sábado (21/2). Também haverá três setores de radiopatrulha do 4º Batalhão de Polícia Militar para atender às ocorrências específicas de Carnaval.
Além disso, 65 câmeras da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) farão o monitoramento de toda a extensão da Avenida Marquês de Sapucaí. As imagens serão compartilhadas em tempo real com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) onde haverá representantes do Centro de Controle Operacional, do Estado Maior e de Comandos Intermediários da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, na esfera estadual, CET-Rio, Guarda Municipal e MetrôRio.
Também haverá reforço no policiamento para os blocos Bola Preta (sábado, 14/2, no Centro), Simpatia é Quase Amor (domingo, 15/2, em Ipanema) e Monobloco (domingo, 22/2, no Centro), que têm previsão de reunir 2 milhões de pessoas. Serão 580 policiais e 74 viaturas no total, de acordo com o público esperado em cada desfile. Na Avenida Intendente Magalhães, que também recebe blocos carnavalescos, serão 44 policiais e seis viaturas por dia.